Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

PAPA EMÉRITO BENTO XVI

O papa emérito Bento XVI revelou como gostaria de ser chamado após sua renúncia.

O jornalista Joers Bremer, do jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, disse que o papa emérito lamenta não ter conseguido se distinguir mais claramente do papa reinante na forma como foi tratado, em entrevista divulgada em 2014.

"Depois da renúncia, eu gostaria de ser chamado de 'Padre Bento'. Se eu tivesse mais força naquele momento, teria pedido", disse Bento XVI ao meio alemão.

Bento XVI anunciou sua renúncia ao pontificado em 11 de fevereiro de 2013. Duas semanas depois, a sala de imprensa da Santa Sé confirmou que ele manteria seu nome e seria chamado de "papa emérito" assim que sua renúncia entrasse em vigor.

Padre Federico Lombardi, então diretor da sala de imprensa da Santa Sé, disse que Bento XVI continuaria a ser chamado de "sua santidade Bento XVI, papa emérito ou romano pontífice emérito".

A renúncia entrou em vigor em 28 de fevereiro de 2013. Bento XVI deixou o Vaticano e viveu algumas semanas em Castel Gandolfo.

Depois, o papa emérito mudou-se para o mosteiro Mater Ecclesiae, onde viveu acompanhado por dom Georg Gänswein, seu secretário pessoal durante todo o seu pontificado.

Bento XVI passou seus últimos dias neste mosteiro, onde se dedicou à oração até sua morte em 31 de dezembro de 2022.

Sem comentários: