Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

"MESTRA DO DISCERNIMENTO"

“A fragilidade é, na realidade, a nossa verdadeira riqueza: somos ricos de fragilidade, todos; a verdadeira riqueza, que devemos aprender a respeitar e a aceitar, pois quando é oferecida a Deus, torna-nos capazes de ternura, de misericórdia e de amor", disse o papa Francisco hoje (4) na última Audiência Geral sobre o discernimento.

Antes de iniciar sua catequese, o papa Francisco prestou homenagem ao papa Bento XVI e pediu aos fiéis que se unam em oração por ele.

Aos fiéis que o escutavam na aula Paulo VI do Vaticano, Francisco falou da importância do “acompanhamento espiritual” e convidou “a dar-se a conhecer, sem ter medo de compartilhar os aspetos mais frágeis, onde nos descobrimos mais sensíveis, fracos, ou receosos de ser julgados”.
(...)
"A mestra do discernimento"

Para o papa, “a Virgem Maria é mestra de discernimento: fala pouco, ouve muito e preserva no coração. E as poucas vezes que fala, deixa sua marca”.

“No Evangelho de João, há uma frase muito curta, pronunciada por Maria, que é uma exortação para os cristãos de todos os tempos: ‘Fazei o que Ele vos disser!’”, disse o papa Francisco.

“Maria sabe que o Senhor fala ao coração de cada um e pede para traduzir esta palavra em ações e escolhas. Ela soube fazê-lo mais do que ninguém e, com efeito, está presente nos momentos fundamentais da vida de Jesus, especialmente na hora suprema da morte na cruz”, disse o papa.

O papa Francisco disse que “o discernimento é uma arte, uma arte que se pode aprender e que tem as suas regras próprias. Se for bem aprendido, ele permite viver a experiência espiritual de forma cada vez mais bonita e ordenada”.

Sem comentários: