
Capela de S. Martinho, 9 de abril 2025
A última catequese Quaresmal na continuação do tema "para uma Igreja sinodal: Comunhão, Participação e Missão” - que em boa hora nos foi apresentado pelo Pe. Sérgio Leal - é de tal importância e significado que precisa de mais acompanhamento, estudo e participação de todos os cristãos pois implica um novo modo de ser igreja "em que o batismo é o que nos une e nos torna membros da Igreja, corresponsáveis pela sua ação, sem afastar o facto de que existem diferentes carismas, diferentes ministérios e funções."
Deixamos alguns pontos apresentados que precisamos de reflectir e discernir em permanente escuta e oração ao Espírito Santo.
- Caminho sinodal, caminho da Igreja.
- Escutar a voz de Deus e a voz do povo.
- Sinodalidade deve moldar as decisões eclesiais.
- Sinodalidade implica a prática do discernimento pessoal, eclesial e comunitário.
Por último o Pe. Sérgio referiu o importante papel de Maria, primeira discípula, na Igreja ao longo dos séculos, e com quem devemos continuar a contar neste novo caminho, olhando para o seu exemplo de fé, escuta, esperança, perseverança e, como ela, "guardar todas essas coisas no coração" até que um dia as possamos entender.
A Paróquia de Vilar do Paraíso e de Valadares agradecem a presença do Pe. Sérgio Leal por ter aceitado estar connosco.
Sem comentários:
Enviar um comentário