Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

III-O PAPA NO PORTO: Celebração da Eucaristia

"Tornai-vos comigo testemunhas da Ressurreição de Jesus Cristo. Na realidade, se não fordes vós as suas testemunhas no próprio ambiente, quem o será em vosso lugar?”. Bento XVI
"Um dos maiores embelezamentos artísticos numa celebração solene, para além da estética das flores, é a música litúrgica que ajuda a melhor viver e interiorizar o Sacramento."

"O programa musical desta concelebração, sendo organista Filipe Veríssimo, constituiu-se por: Prelúdio em Mi bemol Maior de J.S. Bach, Hino Pontifício de Ch. Gounod, “Tu és Pedro” de A.F. Santos, “Tu es Petrus” de G.P. Palestrina (cântico de Entrada), “Kyrie” e “Gloria” da Missa de Angelis, Salmo responsorial de A.F. Santos (cantado pelo tenor Vítor Sousa), Aclamação ao Evangelho de A.F. Santos, “Sicut cervus” de G.P. Palestrina (Ofertório), “Sanctus” e “Agnus Dei” da Missa de Angelis, “Ubi caritas” em gregoriano seguido do motete “Ubi caritas” de M. Duruflé mais “Nós somos as pedra vivas” de A.F. Santos (Comunhão) e “Hino da Missão” de A.F. Santos (Final)."
A direcção do pequeno coro (Coro da Catedral do Porto e Coro Polifónico da Igreja da Lapa) pertenceu ao maestro Eugénio Amorim enquanto a direcção geral e da assembleia esteve a cargo do Cón. A. Ferreira dos Santos.
A Oração Universal abraçou as áreas pastorais da Igreja local, ao ser proposta por seis directores de alguns Secretariados Diocesanos (Catequese, Ensino da Igreja nas Escolas, Pastoral da Cultura, Pastoral Familiar, Pastoral da Saúde e Pastoral Social e Caritativa). De seguida, a apresentação e entrega dos dons a Bento XVI fez-se por leigos, duas religiosas, quatro crianças escutistas e dois estudantes universitários africanos. A VP falou anteontem com uma das religiosas – a doroteia Ir. Rosa Sá (do Externato N.ª Senhora da Paz, Porto) – que teve a graça desse momento. Testemunhou “ainda não ter caído na realidade dessa oportunidade, dado que foi um privilégio único na minha vida estar diante do maior representante de Deus na Terra, diante de Quem não sou digna. Ainda germina em mim esse momento, que certamente jamais irei repetir!”. Na comunhão eucarística, trinta pessoas puderam comungar das mãos do Santo Padre, a exemplo do que acontecera em Lisboa e Fátima."
Voz Portucalense - André Ruben Rangel
"A Vossa presença e a Vossa palavra, Santo Padre, trazem-nos conforto, alegria e ânimo. Por tudo agradecemos a Deus o dom da Vossa vida e o grande acerto do Vosso exercício ministerial, a bem da Igreja e do mundo. No coração desta cidade, pulsará agora o coração eucarístico de Cristo, vida a todos oferecida. Como Pedro, sois Vós agora o primeiro a amá-Lo e a confessá-Lo. Assim nos reforçareis a todos, no mesmo afecto e missão. - Obrigado, Santo Padre!”.
D. Manuel Clemente
Na cidade Invicta, em estrutura montada em frente ao belíssimo edifício da câmara municipal a Eucaristia foi o Grande Encontro dos Cristãos, unidos a Cristo e ao Santo Padre em Comunhão e Oração.
A imensa multidão que enchia e coloria toda a praça e ruas que a ela levavam, juntos e  irmanados em: "uma só Fé, um só Senhor e só Baptismo."
Ainda que o Altar estivesse distante, e toda a Celebração tivesse sido seguida em grande parte pelos ecrãs gigantes colocados para o efeito, a atenção e devoção dos presentes não foi afectada.
Gerou-se um verdadeiro espírito de união que a todos envolveu na mística daquela Eucaristia. Foi uma experiência bonita que me faz sentir que a vivência da fé não é um acto isolado e sem graça, mas sim a alegria, a partilha e a fraternidade em unidade com o próximo!
Reconfortante: a beleza do momento, a espiritualidade reforçada pela Palavra e o Pão, vividas em pleno com toda esta envolvência e gratidão pela visita do Papa Bento XVI
  
De realçar a presença do Diácono Celestino bem junto do Papa que vemos em várias imagens. Momento sem que ele sem dúvida jamais esquecerá, bem como todos os que tiveram o privilégio de estar aqui.
Imagens: Pe. Zé Manel, Sérgio Mota e M. Miranda

Sem comentários: