Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

EUCARISTIA COM A CATEQUESE

...

Depois das festividades natalícias retomamos a catequese e, com muita alegria, no sábado, 22 de Janeiro, toda a catequese se reencontrou na celebração da Eucaristia. A organização foi da responsabilidade do 7º. ano, que deu grande destaque ao tema proposto pelo Evangelho de S. Mateus, (Mt 4,12-23), «Vinde e segui-Me e farei de vós pescadores de homens».




Com a prisão de João Baptista, Jesus deixa Nazaré e parte para a Galileia, indo ao encontro dos homens do seu tempo, anunciando que o reino de Deus estava próximo. Caminhando ao longo do mar da Galileia, Jesus encontra vários pescadores, que convida a deixarem as suas lides e a tornarem-se pescadores de homens. Pedro, André, Tiago e João “embarcam na aventura” e nunca mais deixaram de ser companheiros de Jesus!



Neste dia, e chamando os pequenos "discípulos" pelo seu nome, o celebrante entrega as Bíblias, aos que não puderam estar presentes na Festa da Palavra.



Simbolicamente, os homens levam as redes ao altar. Com este gesto, o celebrante, exorta toda assembleia a soltar as amarras e a embarcar, para que cada um se possa tornar verdadeiro discípulo de Jesus. Ele está a chamar... e precisa de "pescadores de homens", para o tempo de hoje.



Apresentação das oferendas com destaque para a Luz, referida também no Evangelho. - Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer: «Terra de Zabulão e terra de Neftali, estrada do mar, além do Jordão, Galileia dos Gentios: o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombria região da morte, uma luz se levantou».





Os adolescentes do 7º. ano do catecismo com os seus catequistas, tornaram-se - se assim podemos dizer - co-celebrantes na Liturgia Eucarística, quando foram chamados ao altar.



Aproveitando este momento em que tantos jovens estavam reunidos, o Pedro Coutinho, falou do concerto que os Lausperenes estão a organizar, que é já no dia 5 de Fevereiro, no Centro Maria de Nazaré, e que terá a presença do grupo Laetare. Este concerto destina-se a angariar fundos que permitam a estes jovens ir às JMJ em Madrid, pelo que agradecem a colaboram de todos. No final da Eucaristia foi feita a revelação sobre os Presépios mais votados, atribuídos os prémios e todos foram ovacionados com uma grande salva de palmas.

Sem comentários: