Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

CEIA DE NATAL DOS CATEQUISTAS

Dezembro quase a terminar, mas com a quadra natalícia ainda a decorrer, lembramos a Ceia de Natal dos Catequistas e familiares que aqui estiveram unidos em amizade e fraternidade.
Muita bonita a decoração e arranjo da sala e mesas, que começou bem cedo, e foi da responsabilidade do 1º ano de catequese. 
Na cozinha, como já é habitual, as nossas melhores cozinheiras: Céu, Fátima, Otília e Rosalina, que também tiveram de iniciar bem cedo os preparativos para que o jantar fosse servido na hora marcada. 
Antes do se iniciar o jantar, e enquanto das mãos do Pároco se recebia o pão, feito berço, onde vinha o Menino Jesus, cantamos: "Esta Luz pequenina vou deixá-la brilhar"... Depois de todos já terem o Pão de Deus, rezamos a oração do catequista: Senhor, chamaste-me a ser Catequista na Tua Igreja e na minha Paróquia. Confiaste-me a missão de anunciar a Tua Palavra, de denunciar o pecado, de testemunhar, com a minha vida, os valores do Evangelho. É pesada, Senhor, a minha responsabilidade, mas confio na Tua graça. Faz-me Teu instrumento para que venha o Teu Reino, Reino de amor e de Paz, de Fraternidade e Justiça. Ámen. 
Depois do jantar foi a habitual troca de prendas, devidamente organizadas e preparadas, pelos catequistas: Joana Veríssimo, Fernando e Emanuel, que com o Pedro - apresentador de serviço - fizeram a chamada e entrega das lembranças.
Primeiro as crianças, claro! Que deliraram quando chamaram os seus nomes e lhes foi oferecida uma pequena lembrança. A felicidade demonstrada, nada teve a ver com o valor da prenda, mas apenas pela simples razão de serem lembradas naquela noite!
Seguiu-se a entrega a todos os presentes, mas que tivessem levado o seu presentinho para partilhar, pois ninguém é obrigado a participar. 
Entre palmas e risos, lá se foram distribuindo as prendas, conforme os números que iam saindo, até ao momento de "suspense"... a Céu tinha direito à prenda maior que estava na mesa!
Curiosidade ao rubro até pela frase que a prenda tinha escrita... Finalmente aberta a prenda... eram as botas da Otília!!! Gargalhada geral e muitas palmas, pela originalidade da partida. Claro que a Céu, depois da brincadeira, teve direito à prenda certa.
 
Divertida, a Otília propôs um leilão para as botas pois estava mesmo a precisar de umas novas... mas  não teve sorte pois ninguém licitou! 
Prosseguiu a festa e distribuição das prendas e, pouco depois, mais um momento divertido quando a Joaninha teve como prenda... uma barby!!
Por fim, um momento sério mas muito bonito. Quando a Cátia abriu a sua prenda - uma agenda - que trazia uma carta, lida pelo Pedro, onde nos foi dado a conhecer o movimento JOC, em que algumas jovens da nossa paróquia estão inseridas e empenhadas em dinamizar e dar conhecer. 
Foi sem dúvida um jantar fantástico, em que os catequistas estiveram de parabéns! Pelos laços de amizade que se reavivaram, na alegria demonstrada, na ajuda e colaboração que todos se empenharam em dar. Ficam os desejos de que a recordação desta noite permaneça, e se faça Natal todos os dias, no coração de cada um!

Sem comentários: