No passado dia 14 de Janeiro, a Eucaristia das 11 horas, na Capela de S. Martinho, encheu-se com todos os meninos do 4º catecismo, seus pais e outros familiares para a entrega da Bíblia, pois no final deste ano de catequese estas crianças celebram a Festa da Palavra, e necessitam de conhecer tas Sagradas Escrituras.
Estava um dia frio e cinzento, mas a luz que irradiou do simbolismo da entrega das bíblias às crianças tornou este domingo diferente, e podemos dizer que comemoramos o Dia da Bíblia. O catequista José António Guedes, criou especialmente para esta celebração a escultura de uma Bíblia, que foi transportada em procissão por pais das crianças que humildemente aceitaram o convite.
Todas as crianças aceitaram a Bíblia de braços e coração abertos, e pela natural curiosidade de a folhear e ver como era não a queriam largar! Mas teve de ser para continuarem a participação na Eucaristia.
“Senhor, as nossas palavras
São demasiado pobres
Para te agradecer o Dom maravilhoso
Da Tua Palavra que continua a falar-nos:
Da Fé que dá sentido à vida,
Da alegria que abre os corações,
Do Amor que nos faz irmãos.
Concede-nos, Senhor,
Grande amor pela Bíblia.
Queremos aproximar-nos desse livro com fé
Para encontrarmos nele:
A resposta para os nossos problemas,
O amor que une a família,
A paz que o mundo precisa.
“Ensina-nos, Senhor, a ler a Bíblia
Com respeito, humildade e fé.
Queremo-la nas nossas casas:
Para que seja Luz que ilumina,
Palavra que acalma.
Presença viva de Amor!
Nós te pedimos, ó Pai,
Que o homem de hoje,
Cansado e insatisfeito.
Tenha coragem de se aproximar da Bíblia
Para encontrar nela
O caminho, a verdade e a Vida.
Ámen.”
A celebração presidida pelo Sr. Padre José Guedes foi simples mas cheia da Palavra de Deus, e com a presença de familiares e amigos orgulhosos com a caminhada de fé destas crianças.
Os catequistas do 4º ano, felicitam todas as crianças por mais esta etapa e pelo comportamento durante a celebração. Aos pais, que aceitam os nossos desafios e nos ajudam trazendo as crianças até nós para juntos continuarmos a caminhada. Ao José António, por todo o trabalho com a escultura. Ao Martinho, da FotoMartinho, por nos ter cedidos estas bonitas fotografias. E ao Sr. Padre José Guedes, por nos ter ajudado a concretizar uma celebração tão simples, mas tão bonita e com significado para os nossos catequizandos.
Sem comentários:
Enviar um comentário