sexta-feira, 25 de maio de 2018

DOMINGO DE PENTECOSTES EM BESELGA

No Domingo de Pentecostes, o Coro de S. Caetano, a convite da sua maestrina Tânia Leitão, viajou até à bonita de aldeia de Beselga, diocese de Lamego, onde com a comunidade local animou a celebração da Eucaristia. 
A Igreja da Santa Cruz – Matriz de Beselga, de traça barroca e construída no Séc. XVIII, destaca-se no seu interior o tecto da capela-mor decorado com figuras de apóstolos e o retábulo-mor em talha dourada e polícroma.
Presidiu à celebração da Eucaristia o Pe. Carlos Manuel Rodrigues Carvalho, pároco de Beselga e de mais 6 paróquias, missão que divide com o Pe. Francisco José Esteves Marques.
Porque é Maio, a bonita imagem de Nossa Senhora, encontra-se ao lado esquerdo antes da capela-mor, para acolher todos os seus filhos.
No lado direito, por baixo da imagem do Sagrado Coração de Jesus, destaque para um bonito painel que nos anuncia que Cristo ressuscitou!
A Igreja encheu-se para a Solenidade de Pentecostes! E com esta comunidade - que desde o início tão bem acolheu o Coro e os seus familiares - se rezou, cantou e louvou ao Senhor!
 
A missão destinada ao Coro neste dia era, principalmente, animar a celebração com cânticos...
No entanto, os responsáveis entenderam dar também a missão de leitores, pelo que as leituras foram feitas por elementos do Coro.
O Sr. Diácono Angélico, que também acompanhou o Grupo nesta missão, aqui na proclamação do Evangelho. 
O Pe. Carlos, na homilia deste Domingo de Pentecostes, desejou que "cada um de nós seja receptivo ao amor que Deus derrama nos nossos corações, e que o Espírito do Senhor encha de alegria a terra inteira."  
Oração Universal: (...) "Por cada homem que faz o bem e ama a justiça, que luta e sofre pela  liberdade e pela paz, para que o Espírito Santo torne mais firme a sua esperança, oremos. (...)
"Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda a glória, agora e para sempre.  Amém. Amém. Amém."
A organista que ficou um bocadinho "escondida" pela imagem de Nossa Senhora, mas que em nada afectou o o seu trabalho. 
No final, a fotografia de grupo para guardar e recordar este Domingo, em que  "fora de portas" se fez missão. "Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho" é para nós hoje!
Seguiu-se depois um excelente almoço que foi oferecido pela Comissão de Festas de Beselga, a quem renovamos os agradecimentos pelo acolhimento e simpatia com que nos brindaram.
Depois do almoço, tempo para uma pequena caminhada de volta ao centro da aldeia, onde junto da Igreja se encontra o MEMORIAL DA DEVOÇÃO CEIREIRA,  um pequeno núcleo museológico, muito bem concebido pelos Padres Carlos e Francisco e que foram gentis cicerones nesta visita. Um grande bem-haja!
Já a caminho de casa, houve ainda tempo para um pequeno desvio, com a subida e visita ao lindíssimo Santuário de Nossa Senhora da Lapa, que encerrou em beleza este dia, a que até a chuva prometida se associou, só caindo antes ou depois da passagem do grupo!
A terminar,  fica também o agradecimento do Grupo Coral de S. Caetano à Câmara Municipal de Gaia, pela cedência do transporte.

Sem comentários: