Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 31 de maio de 2019

VISITA PASTORAL - Eucaristia na Capela do Bom Jesus do Monte e S. Caetano

Porque não é todos os dias que recebemos um Bispo, na Capela de S. Caetano, registamos o momento com muita alegria.
QUINTA-FEIRA da semana VI do Tempo Pascal (quinta-feira da Ascensão), dia festivo com tarde luminosa, que naturalmente mereceu procissão.
Cantando com o Coro: "Cantai com alegria, Jesus ressuscitou. Ó Homem tem confiança, a vida triunfou. " cântico festivo deste Tempo Pascal,  assim se deu inicio à celebração. 
D. Armando dirigiu a sua saudação a toda a assembleia, referindo que é com muita alegria que está junto da comunidade de Vilar do Paraíso, partilhando de seguida algumas das experiências já vividas nas visitas feitas,  nomeadamente com crianças e idosos. 
 LEITURA I Actos 18, 1-8 
(...) «A partir de agora, vou dirigir-me aos gentios». Saiu dali e foi para casa de Tício Justo, homem que adorava a Deus e morava junto da sinagoga. Entretanto, Crispo, chefe da sinagoga, acreditou no Senhor, ele e a sua família, e muitos coríntios que ouviam a palavra de Paulo abraçavam também a fé e recebiam o Baptismo.»
 SALMO RESPONSORIAL Salmo 97 (98), 1.2-3ab.3cd-4 (R. cf. 2b) 
Refrão: Diante dos povos, manifestou Deus a salvação. 
 EVANGELHO Jo 16, 16-20 
Jesus percebeu que O queriam interrogar e disse-lhes: «Procurais entre vós compreender as minhas palavras: ‘Daqui a pouco já não Me vereis e pouco depois voltareis a ver-Me’. Em verdade, em verdade vos digo: Chorareis e lamentar-vos-eis, enquanto o mundo se alegrará. Estareis tristes, mas a vossa tristeza converter-se-á em alegria». 
Na homilia, que iniciou aqui, D. Armando olhando a pequena assembleia que participou nesta celebração, lembrou que isso não é problema nenhum, referindo que a evangelização de S. Paulo começou de forma modesta e quase pessoa a pessoa. 
E para nos recordar isso mesmo, veio até ao âmbão onde leu algumas passagens da primeira leitura, que nos recordavam isso mesmo. Praças cheias e grandes multidões multidões eram muito poucas. Por isso, o importante é que cada baptizado tenha consciência que é missionário, e que nessa condição com os seus dons faça na Igreja e fora dela o melhor.
" Eis-me aqui,  Eis-me aqui,  Senhor aqui estou!
Eis-me aqui,  Eis-me aqui,  Senhor aqui estou!"
 "Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos. 
Eu estou sempre convosco. "
Bênção final desta celebração. Porque é Maio e D. Armando é também devoto de Nossa Senhora, o coro cantou: "Desde toda a eternidade. Sois a eleita do Senhor, Virgem Santa, Mãe de Deus, Te cantamos com fervor: Avé, Avé, Avé Maria Avé, Avé, Avé Maria. 
Com a sua simpatia e cordialidade, D. Armando cativou todos os que estiveram presentes nesta celebração e fez questão de esperar na sacristia pelos elementos do coro para os felicitar pelo bom desempenho.
Desejamos a D. Armando as maiores felicidades e fazemos votos que, como Pastor e amigo, nos possa visitar mais vezes e celebrar a Eucaristia nesta Capela do Bom Jesus do Monte e S. Caetano. 

Sem comentários: