Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 27 de maio de 2019

CELEBRAÇÃO DAS BEM-AVENTURANÇAS

No passado domingo na Capela de S. Caetano, pelas 9h30, os adolescentes do 7º ano de catequese subiram à montanha, e vieram até junto do Bom Jesus do Monte para celebrar e de novo escutar as Bem-aventuranças. 
Ao longo deste ano, a catequese incidiu sobre VALORES e como construir a vida centrada nesses valores que nos remetiam sempre para o Sermão da Montanha, o código de conduta que alguém definiu como:  “as oito loucuras do mestre”, pois são o oposto de tudo aquilo que o mundo apregoa sobre a felicidade.
O mundo diz-nos que a fama, a riqueza e o sucesso é que são importantes para ser feliz.
Mas Jesus proclama que a verdadeira felicidade é bem diferente. Procurar construir a felicidade com base na proposta das Bem-aventuranças é o projecto do 7º ano, que deseja ser discípulo e testemunha de Jesus.
Por isso, neste domingo, os adolescentes trazem em procissão alguns símbolos que os têm acompanhado nesta caminhada de fé e que vão colocar junto do altar e do ambão.
A CRUZ: porque é sinal de salvação e redenção; 
O LECCIONÁRIO: é Palavra de Deus proclamada domingo a domingo e que nos ajuda a construir uma vida com VALORES;
A VELA MISSIONÁRIA: símbolo da Luz de Jesus que desejamos ilumine sempre na nossa vida e nos ajude no caminho da missão;
O VASO:  somos barro nas mãos do oleiro que é Jesus, e queremos continuar a deixar-nos moldar por Ele;
O CORAÇAO: porque desejamos ardentemente ser puros de coração;
CARTAZES: que nos relembram o local onde Jesus proclamou as Bem-aventuranças e o que significam;
CESTO COM FLORES: porque são vida, beleza e agradecimento que queremos fazer por esta caminhada.
Iniciou-se a celebração cantando: 
Vós, os que sois pobres, bem-aventurados!Vosso é o reino, bem-aventurados!
Vós, os que chorais, bem-aventurados! Sereis consolados, bem-aventurados!
Vós, os que sois mansos, bem-aventurados! Será vossa a terra, bem-aventurados!
Se amais a justiça, bem-aventurados!Sereis saciados, bem-aventurados!
 P’la misericórdia, bem-aventurados! Sereis confortados, bem-aventurados!
Vós, corações puros, bem-aventurados! Vereis vosso Deus, bem-aventurados!
Se fazeis a paz, bem-aventurados! Deus é vosso Pai, bem-aventurados!
Vós, os perseguidos, bem-aventurados! Vosso é o reino, bem-aventurados!
A Liturgia da Palavra com as leituras deste domingo - LEITURA I Actos 15, 1-2.22-29, «O Espírito Santo e nós decidimos não vos impor mais nenhuma obrigação, além destas que são necessárias»   e LEITURA II Ap 22, 12-14.16-17.20 , «Vem, Senhor Jesus» - foram feitas pela Helena e pelo Miguel.
De acordo com a celebração o Evangelho foi de Mateus 5,1-12, proclamado pelo Sr. Diácono Angélico. Momento bonito da Proclamação da Palavra, em que o André, o Guilherme e o Vicente, ergueram os símbolos que nos "levaram" à montanha e ao momento em que Jesus proclama o Sermão. Uma dinâmica simples mas sugestiva e a não precisar de mais palavras. 
A homilia do Rev. Padre Jerónimo, que presidiu a esta celebração, foi uma bonita reflexão para todos, mas também um diálogo com os adolescentes sobre o que era ser Bem-aventurado e como podemos ser verdadeiramente felizes na nossa vida, na família e na comunidade  deixando para trás tanta coisa que não interessa, que nos torna egoístas, centrados no nosso "eu" e que nos afasta do projeto de felicidade que Jesus tem para cada um de nós.
Na Oração Universal: Oramos a Deus, nosso Pai, para que nos envie a sua paz e o seu Espírito e nos ensine a permanecer no seu amor... 
O Rafael e a Mafalda subiram ao âmbão e fizeram a leitura das preces sendo a última "pelos adolescentes que procuram seguir Jesus para que façam das Bem-aventuranças o seu projeto de vida,  que é fonte inesgotável de alegria e amor... 
O cântico do ofertório pascal e bonito vale que pena recordar: 
Somos Testemunhas da Ressurreição Ele está aqui! Está presente É Vida e é Verdade!
Somos testemunhas da Ressurreição Ele está aqui! Seu Espírito Envia-nos a amar! 
De mãos dadas, aqui lembrando uma cadeia de união em que nos ajudamos uns aos outros  para melhor subirmos à montanha, rezamos a oração que Jesus nos ensinou: Pai-nosso que estais no céu... 
E assim foi a comunhão: Eu sou o pão da vida / Eu sou a ressurreição / Tomai e comei este é o Meu corpo pão da vida e unidade. / Permanecei em Mim / Eu a videira, vós os ramos / Tomai e bebei este é o Meu sangue  /Para a vossa salvação. 
Depois da comunhão pela voz da Matilde escutamos: 
Damos-Te graças Senhor porque, antes de seres entregue à morte na cruz, nos quiseste deixar a Eucaristia, testemunho definitivo do Teu amor.
Deixaste-nos também a Tua Palavra para nos guiar, iluminar e levar à felicidade verdadeira com os valores que expressaste nas Bem-aventuranças. 
ConTigo esteve sempre Tua Mãe, Maria Santíssima, Mãe que nos deixaste e a quem recorremos tantas vezes na nossa vida.
Porque é ela que nos ampara – catequizandos e catequistas - nesta caminhada permanente que fazemos ao Teu encontro. 
Por isso, não queremos deixar de lhe apresentar o nosso agradecimento simbolizado numa pequena flor que cada um de nós vai colocar no vaso que veio no início em procissão. 
Temos, ainda, mensagens de agradecimento e louvor a Nossa Senhora pelo ano que passou e também  pedidos de oração que vamos enviar para o Santuário de Fátima.
Agradeçamos, assim, a Nossa Senhora cantando: "Nossa Senhora do Sim". Que o "Sim"! de Maria seja, também, o nosso "Sim! à fé, à esperança, ao amor e ao projeto de felicidade espelhado nas tuas palavras, Jesus! Queremos ser, assim, BEM-AVENTURADOS!
Assim ficaram as flores em frente do altar, no vaso de barro, como se de repente "o sopro do Espírito" na montanha, tivesse moldado de novo o barro e lhe desse esta vida e beleza que vem as flores.
Depois de terminada a celebração as flores foram colocadas mais perto do altar de Nossa Senhora, onde ainda estava também a da procissão de velas.
Foi bem simples esta celebração, mas que esperamos seja cheia de significado para o 7º ano de catequese. Por isso, a terminar, só podíamos cantar: E aqui estou eu / Mergulhado no amor / Escuto, decido, ponho-me a mexer! / É Cristo que me chama a ser feliz, /É Cristo que me chama a ser feliz.
Texto e imagens:
Colaboração das catequistas do 7º ano

Sem comentários: