Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 9 de maio de 2019

DIGAMO-LO COM FORÇA E SEM MEDO: TEMOS FOME, SENHOR

Estamos cheios de uma vida de conformismo, indiferença e insensibilidade, de distração, fechamento e solidão, alimentados pela «mesquinhez dos nossos cálculos, a mediocridade das nossas expetativas e a superficialidade dos nossos intelectualismos». E ao mesmo tempo famintos estamos de uma vida que procuramos e não encontramos, a não ser em Deus; do seu pão não queremos fazer reserva nem engordar, apenas dele saciar-nos e distribui-lo aos mendigos de compaixão e fraternidade.
(...)
«Digamo-lo com força e sem medo: temos fome, Senhor... Temos fome, Senhor, do pão da vossa Palavra capaz de abrir os nossos fechamentos e as nossas solidões; temos fome, Senhor, de fraternidade, onde a indiferença, o descrédito, a infâmia não encham as nossas mesas nem ocupem o primeiro lugar em nossa casa. Temos fome, Senhor, de encontros onde a vossa Palavra seja capaz de elevar a esperança, despertar a ternura, sensibilizar o coração abrindo caminhos de transformação e conversão».
(...)
A Igreja gasta por vezes energias e recursos «para manter abordagens, ritmos, perspetivas que não só não entusiasmam ninguém, como não conseguem sequer levar um pouco daquela fragância evangélica capaz de confortar e abrir caminhos de esperança», além de privarem os cristãos «do encontro pessoal com os outros».

«Como são justas estas palavras de Madre Teresa, “aquilo de que não preciso, pesa-me”. Deixemos de lado todos os pesos que nos separam da missão e impedem que o perfume da misericórdia alcance o rosto dos nossos irmãos».

Papa Francisco

Sem comentários: