Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 18 de maio de 2019

EUCARISTIA COM A CATEQUESE

No passado sábado, 11 de Maio, foi celebrada na Capela de S. Martinho, a Eucaristia do IV Domingo da Páscoa - Domingo do Bom Pastor - organizada e dinamizada pelo 3º catecismo.
A começar escutamos que: "Jesus é o Pastor que dá a Sua vida por nós. E é um Pasto Bom; que o faz com ternura e delicadeza. Dentro espírito da semana missionária deixemo-nos  tocar pela Palavra de Deus e por Aquela que foi espaço de Deus pela humanidade: Maria". Guardemos nos nossos corações esse ensinamento e tenhamos uma atitude contemplativa e de diálogo amoroso através da oração pessoal e comunitária 
O cântico de entrada dizia-nos: "Ando à procura de Ti, Senhor Ando à procura de Ti, Senhor, / Pelos caminhos vazios da vida. / À noite escura, dos sem amor,  / Vem, ó Senhor, dar luz e vida."
 "Deus amou tanto o seu povo, e o mundo que criou, /Que lhe deu Seu próprio filho. / Foi morto e /ressuscitou, / Dando a vida pelos homens, por eles morreu na Cruz, /Mas ficou Seu grande amor, abriu caminhos de luz."
"Eu, João, vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé, diante do trono e na presença do Cordeiro, vestidos com túnicas brancas e de palmas na mão. Um dos Anciãos tomou a palavra para me dizer: «Estes são os que vieram da grande tribulação, os que lavaram as túnicas e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, servindo-O dia e noite no seu templo. Aquele que está sentado no trono abrigá-los-á na sua tenda. Nunca mais terão fome nem sede, nem o sol ou o vento ardente cairão sobre eles. O Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água viva. E Deus enxugará todas as lágrimas dos seus olhos». "Ap 7, 9.14b-17 
"Naquele tempo, disse Jesus: «As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me. Eu dou-lhes a vida eterna e nunca hão-de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que Mas deu, é maior do que todos e ninguém pode arrebatar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um só»." Jo 10, 27-30 
 "(...) Pelos jovens que o Bom Pastor chama a segui-l'O, sirvam o povo de Deus como Ele serviu e abram os seus corações ao dom do Espírito"
Preparando a procissão que levará os Dons ao Altar, cantamos: "Neste encontro Contigo, minha vida te ofereço, / como semente de trigo, frágil e vacilante, mas pronta a renovar. Hoje, Senhor, ao pé de Ti, não quero mais senão entregar-Te a minha"-
"Senhor Jesus, ajuda-nos a levar a Tua luz à Europa, para que iluminados por Ti estejamos dispostos a ser melhores discípulos missionários."
 "Senhor Jesus, ajuda-nos a levar a Tua luz à Ásia, esse continente enorme para que todos sejam por Ti iluminados".
"Senhor Jesus, ajuda-nos a levar a Tua luz à Oceânia, que ela passe de ilha em ilha e que tudo fique mais iluminado".
"Senhor Jesus, ajuda-nos a levar a Tua luz à África, que ela seja alento para a verdadeira paz".
"Senhor Jesus, ajuda-nos a levar a Tua luz à América, para que em todas as crianças cresça a alegria".
"Aceita, Senhor, este pão e este vinho, como símbolos do Teu Corpo e Sangue e representam a nossa vida a Ti oferecida."
 "Senhor, apresentamos-Te as ofertas de todos. Grandes e pequenas, são de coração."
"Concedei, Senhor, que em todo o tempo possamos alegrar-nos com estes mistérios pascais, de modo que o acto sempre renovado da nossa redenção seja para nós causa de alegria eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo."
 "Ressuscitou o Bom Pastor, que deu a vida pelas suas ovelhas e Se entregou à morte pelo seu rebanho. 
"Maria estrela da nova evangelização, ajudai-nos a brilhar com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a Alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhum lugar fique privado da Sua Luz." 
"Quero ser como tu, como tu, Maria, / como tu, um dia, como tu, Maria.
Quero aprender a amar… / Quero dizer meu sim… /  Quero levar Jesus… / Quero me consagrar…"
Deus, nosso Bom Pastor, olhai benignamente para o vosso rebanho e conduzi às pastagens eternas as ovelhas que remistes com o precioso Sangue do vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
E terminamos esta belíssima celebração cantando: 
O Senhor é meu Pastor, / Sei que nada temerei. / Ele guia o meu andar, Sem medo avançarei. 
Agradecimentos a todos pela participação e ao Coro, que na ausência Valter - a quem endereçamos os parabéns e votos das maiores felicidades para a sua família que aumentou - foi assegurado com a colaboração da  Tânia.
Que Cristo Senhor, o Bom Pastor, continue a guiar catequizandos, catequistas e pais, para que a missão se realize e seja por todos levada a bom porto. 

Sem comentários: