Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

FESTAS EM HONRA DO BJM E SÃO CAETANO - PROCISSÃO

A 5 de Agosto, realizou-se a Procissão de São Caetano, no encerramento das festas religiosas em honra do Bom Jesus do Monte e do nosso Patrono São Caetano.
Nesta tarde tivemos a presidir o Rev. Pe. José Guedes, com os Srs. Diáconos e Acólitos, e a presença de muitos devotos desta festa que, não obstante ser segunda-feira - dia de trabalho para muitos e de férias para outros - ainda assim não deixaram de vir ajudar a levar os andores. Para todos ficam desde já os agradecimentos pela colaboração e participação. 
O Pe. Guedes iniciou a Procissão saudando os presentes seguindo-se a oração que Jesus nos ensinou. E, juntos, rezamos:  "Pai-nosso…  
E assim se deu início a este peregrinar, levando aos ombros o peso da andor pelo caminho do monte,  mas em que cada um carrega também o peso da cruz da sua própria vida. 
Caminho de reflexão e oração, com a serenidade de quem faz da devoção religiosa popular uma expressão de fé.
*(...) "O andor pode ser também uma bela parábola da comunidade que peregrina sobre a terra carregando aos ombros o Evangelho de Jesus Cristo. Ou do Evangelho vivo que tantos homens e mulheres atualizaram nas suas vidas.
*(...) "Tal como a vida nas sociedades, o andor não pode ser levado por uma só pessoa. E como seria ridículo alguém, sozinho, tentar levá-lo de arrasto... Em alguns casos, seria mesmo sobre-humano, dado o tamanho e o peso das peças. Exige-se, por isso, o envolvimento de vários indivíduos - e a coordenação de movimentos de todos." 
*(...) "Aprendamos com Jesus Cristo o Bom Pastor, que, após ter saciado a fome da multidão, em vez de ficar a deleitar-se com os seus aplausos e insinuar-se para ser feito rei, retirou-se para um lugar solitário (Jo 6, 1-15)."
*(...) "Mais importante do que ver passar a procissão é incorporá-la. E, ainda mais importante que isso, seguir na vida o exemplo dado pelos santos e pela Virgem Maria. Como eles, não se procure o reconhecimento e os aplausos efémeros, mas servir com dedicação e zelo, sobretudo os que mais precisam. Os santos testemunham-nos que, dessa forma, seremos mais felizes."
Terminada que está a festa façamos agora por imitar as virtudes de São Caetano, "que acreditava na igreja e colocou toda sua sabedoria e força na construção de novas formas de pensar e agir. Padre e sacerdote fundador de uma congregação em Roma, além de sempre espalhar a Palavra Divina através de seus ensinamentos, também olhou com profundo amor para aqueles que mais precisavam de seus conselhos e atenção."
*Excertos dos texto: Aprender com o andor que passa, Pe. Fernando Rodrigues Calado, publicado a 5 de Agosto, e que pode ser lido na integra em: https://www.jn.pt/opiniao/fernando-calado-rodrigues.html

Sem comentários: