Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 2 de novembro de 2019

DIA DE FIÉIS DEFUNTOS

O dia de todos os Fiéis Defuntos é o dia da saudade, porque leva-nos às nossas raízes familiares. Cada um de nós sempre tem algum lugar especial no coração como lembrança daqueles que conviveram connosco, mas partiram antes de nós. Por isso, neste dia as lágrimas caem dos olhos espontaneamente. A lágrima é a única linguagem que é capaz de expressar toda a nossa emoção. Neste dia, cada um leva as flores ao cemitério para enfeitar o túmulo do seu ente querido e acende umas velas. Levar flores aos túmulos é um rito muito significativo. Além de ser uma expressão de gratidão e de reconhecimento pelo que Deus realizou, por sua graça, naqueles que nos precederam na fé, as flores simbolizam, principalmente, o jardim, o paraíso, a felicidade eterna, que todos desejam para os seus entes queridos, como também nós desejamos para nós mesmos que estamos peregrinando neste mundo.
Por isso, olhando para todos os túmulos, que possamos dizer: tudo isto vai ser vencido. Um dia, os túmulos se abrirão à voz de Deus. Mais do que para os cemitérios, caminhemos para Deus. Assim seja!...

Pe. Carlos Correia

Sem comentários: