Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

DIA 5
Fortalecimento: Partilhando pão para a viagem

Atos 27,33-36

Enquanto se esperava o dia, Paulo exortou todo mundo a se alimentar, dizendo: “É hoje o décimo quarto dia que passais na expectativa, sem comer, e ainda não comestes nada. Torno a dizer, nenhum de vós perderá um só cabelo de sua cabeça”. A essas palavras, ele tomou o pão, deu graças a Deus na presença de todos, partiu-o e pôs-se a comer. Todos então, recobrando a coragem, alimentaram-se por sua vez.

Salmo 77

Marcos 6,30-44

Reflexão
O convite de Paulo para comerem é uma exortação para que os que estavam no barco se fortalecessem para o que viria adiante. Esse ato de tomar o pão marca uma mudança de atitude, em que os que estavam no navio passam do desespero para a coragem. De modo semelhante, a Eucaristia ou Ceia do Senhor providencia para nós alimento para nossa jornada e nos reorienta para a vida em Deus. Somos fortalecidos. A partilha do pão - no coração da vida e do culto da comunidade cristã - nos edifica quando nos comprometemos a servir como cristãos. Aguardamos o dia em que todos os cristãos poderão partilhar a mesma mesa da Ceia do Senhor e se fortalecer a partir de um mesmo pão e uma taça.

Oração
Amoroso Deus, vosso Filho Jesus Cristo partiu o pão
e partilhou a taça com seus amigos na véspera da sua Paixão.
Queremos crescer juntos em comunhão mais próxima,
seguindo o exemplo de Paulo e dos primeiros cristãos.
Dai-nos força para construir pontes de compaixão, solidariedade e harmonia.
Inspirados pelo Espírito Santo,
isso vos pedimos em nome de vosso Filho,
que dá sua vida para que possamos viver. Amém.

Sem comentários: