Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

DIA 7
Conversão: Mudando nossos corações e mentes

Atos 28,3-6
Paulo tinha ajuntado uma braçada de lenha seca, e a jogava ao fogo, quando o calor fez sair dela uma víbora que se prendeu na sua mão. Quando os nativos viram esse animal dependurado na mão dele, diziam uns aos outros: “Este homem é certamente um assassino; ele conseguiu escapar do mar, mas a justiça divina não lhe permite viver.” Paulo, na realidade, sacudiu o bicho no fogo, sem sofrer o menor mal. Eles contavam vê-lo inchar ou cair subitamente morto; mas, após longa espera, constataram que nada de anormal lhe acontecia. Mudando então de opinião, repetiam: “É um deus!”

Salmo 119,137-144

Mateus 18,1-6

Reflexão
Os nativos perceberam que seu julgamento de Paulo como assassino estava errado, e então mudaram de opinião. O extraordinário evento com a víbora leva os nativos a ver as coisas de um novo modo, um modo que poderia prepará-los para ouvir a mensagem de Cristo através de Paulo. Em nossa busca da unidade cristã e da reconciliação somos frequentemente desafiados a repensar a maneira como avaliamos outras tradições e culturas. Isso exige uma crescente conversão a Cristo, na qual as Igrejas aprendem a superar sua percepção de outras como uma ameaça. Como resultado, nossas visões pejorativas de outros serão abandonadas e seremos conduzidos mais de perto para a unidade.

Oração
Todo poderoso Deus,
voltamos para vós nossos corações arrependidos.
Em nossa sincera busca pela vossa verdade,
purificai-nos de nossas injustas opiniões sobre outros
e conduzi as Igrejas a um crescimento na comunhão.
Ajudai-nos e deixar de lado nossos receios,
e assim compreender melhor uns aos outros e os estranhos em nosso meio.
Isso vos pedimos em nome daquele que é o Justo,
vosso amado Filho, Jesus Cristo. Amém.

Sem comentários: