Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

MISSÃO CUMPRIDA, COM A GRAÇA DE DEUS!

1 de Setembro, Domingo XXII do Tempo Comum, dia de emoção pela partida do Rev. Pe. Jerónimo e Rev. Pe. Guedes, ao deixarem neste dia paróquia e a comunidade que tão bem acompanharam.
Capela cheia, mesmo que as férias ainda se façam sentir, nomeadamente nos grupos de catequese e escuteiros, porque não estão em plena actividade.
O Coro que animou a celebração, como é tradição em dia de festa, foi constituído por membros de todos os coros da paróquia, numa colaboração que resulta sempre muito bem. 
E se no início da celebração se cantava: "Como são belos os pés que anunciam a paz" o Evangelho deste dia que nos convidava à humildade, não podia ser mais a propósito, pois foi essa a imagem de humildade e simplicidade que o Pe. Jerónimo e o Pe. Guedes cultivaram entre nós e deixam para sempre gravada nos nossos corações.
Em tempo de despedida o Pe. Jerónimo agradeceu a todos os movimentos e grupos da paróquia o trabalho desenvolvido, que "faz parte da nossa essência cristã, pois o cristão não pode contentar-se apenas com a missa, que é muito pouco... e, como cristãos, precisamos de entender o mundo à luz da Palavra de Deus e praticá-la".
Lembrou ainda que com duas paróquias o Pe. Carlos - que na tarde deste domingo tomou posse como novo pároco - iria ter muito trabalho e isso significava também mais trabalho e responsabilidades  para todos na paróquia, mas que essa é também uma missão para os cristãos.
Registamos ainda o apelo deixado pelo Pe. Jerónimo quanto à necessidade de haver mais acólitos, bem como de alguém que se disponibilize para antes das celebrações, na entrada das capelas ou da igreja, acolha quem chega e ajude a encaminhar para os lugares. 
"Santificai, Senhor, a oferta que Vos apresentamos e realizai em nós, com o poder da vossa graça, a redenção que celebramos nestes mistérios. Por Nosso Senhor."
Estiveram presentes nesta Eucaristia o Sr. Presidente da Junta de Freguesia e um representante da Câmara Municipal de Gaia, que no final agraciaram o Pe. Jerónimo e Pe. Guedes com uma lindíssima lembrança.
Algumas crianças da catequese, escuteiros e o grupo de jovens também não quiseram faltar a este encontro. 
E, temos a certeza, esta presença foi a melhor prenda e homenagem que podiam ter feito ao Pe. Jerónimo e Pe. Guedes, que sempre os apoiaram e estiveram presentes nos diversos encontros e actividades. 
Depois da comunhão foi lido pelo Pedro Lima um texto de agradecimento, e o coro numa dinâmica de louvor posicionou-se no meio da assembleia, fazendo como que uma roda e transmitindo a ideia do planeta terra - porque era também o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação -  e com velas acesas para iluminar a missão que vai continuar, cantou: 
 "Louvado sejas, Ó meu Senhor!
Nós queremos louvar-Te, em todo o tempo /pela lua, o sol e as estrelas, / e por todas as Tuas criaturas /que há no mundo e são tão belas.
Pela terra, que a todos nos sustenta,/ pelos frutos, as ervas e as flores, /pelo dia, com sol ou em tormenta, /nós cantamos os Teus louvores.
Reiteramos os nossos agradecimentos ao Pe. Jerónimo e Pe. Guedes pela missão realizada nesta comunidade e que os novos caminhos que vão percorrer sejam de felicidade e todas as bênçãos de Deus.
Nota: Fotos gentilmente cedidas pela Foto Martinho - que fez a reportagem fotográfica desta Eucaristia na Capela de S. Martinho e da tarde na Igreja - onde se deve dirigir quem desejar alguma fotografia para recordação.

Sem comentários: