Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

INÍCIO DO MINISTÉRIO DE NOVO PÁROCO

Caro senhor Padre Carlos,
É com muita alegria que a nossa comunidade de São Pedro de Vilar do Paraíso, o acolhe como nosso pároco. Seja muito bem-vindo!
A partir de agora, entre nós, será membro de cada família, compartilhará connosco todos os sofrimentos, alegrias e esperanças. Cuidará de nós como o Pastor que cuida e conhece cada ovelha do seu rebanho.
Apresentar-se-á a Deus em nosso nome, oferecendo-Lhe as nossas preces e estará connosco para nos comunicar a esperança, o perdão e misericórdia de Deus.
Que nos possa ensinar, perdoar, consolar, abençoar… nas variadas circunstâncias da nossa vida.
Como Deus o amou e assim o chamou para compartilhar com Ele todo o mistério da salvação, que o seja como sinal de Deus inserido sacramentalmente nesta missão apostólica e missionária. Que nos ajude a interrogar-nos sobre o sentido da nossa vida e da nossa história.
Ao receber a nomeação do nosso Bispo e, em virtude da obediência, deu o seu assentimento ao chamamento. O chamamento a abraçar a sua nova missão, a sua nova Paróquia. Não quis fechar os ouvidos ao chamamento de Deus para conduzir uma nova comunidade, dando a sua total obediência à Igreja.
Nós abraçamo-lo e recebemo-lo com amor, sabemos que vai conquistar e ser conquistado por esta Paróquia. Saiba que é responsável pelo que cativa.
Saiba que criamos expectativas novas e, em contido entusiasmo, estávamos espectantes aguardando a sua chegada. Temos uma certeza: em tudo o que acontece com a Igreja nas suas várias instâncias, a mão de Deus prevalece como o fio condutor. Com este olhar de fé, queremos oferecer o nosso apoio e a nossa ajuda! Em Igreja nem poderia ser de outra maneira…
Queremos estar consigo e do Senhor nosso Deus ouvir a voz que nos orienta para caminharmos juntos e em plena sintonia.
Oferecemos-lhe o nosso carinho, a nossa amizade e a nossa disponibilidade no dia-a-dia da vida da comunidade.
Queremos somar e multiplicar, como convém ao povo de Deus, na construção do Seu Reino.
Desejamos que viva sempre com entusiasmo os ensinamentos de Jesus Cristo propagando o amor fraterno e promovendo a partilha cristã na comunidade.
Seja mensageiro da Boa Nova, alimentando a nossa fé na presença viva de Jesus na Eucaristia; que como Moisés, abra caminhos de esperança.
Que se deixe seduzir todos os dias e momentos da vida, pelo amor infinito de Jesus Cristo, fazendo também com que esse amor cative o coração de todos os filhos e filhas de Deus, nossos irmãos e irmãs.
Que transforme em flores os espinhos que poderão ser encontrados nesta caminhada e as pedras, em degraus para subir até Deus. As dores e o cansaço em alegria, fé e otimismo.
Que deixe transparecer no seu rosto o brilho de Jesus para que todos possam dizer: “Olhando para si, encontrei refletido o rosto de Jesus Cristo”.
Portanto, caríssimo Padre Carlos, os desafios são muitos; mas tenha a certeza de que o senhor nunca estará só. Como comunidade paroquial, carregaremos todos juntos a cruz que nos leva à alegria da ressurreição. 
Esta obra é de Deus! Somos apenas seus servos! E Ele só nos pede que multipliquemos os talentos que nos foram confiados. Nunca nos deixemos levar pelo medo, comodismo ou falta de criatividade.
E que possa exercer a sua missão no meio de nós com muito amor, oração, fidelidade, prontidão e que através das suas mãos ungidas, possa derramar a bênção de Deus sobre cada um de nós.
Seja bem-vindo entre nós e conte sempre connosco, Padre Carlos. 
Agora esta é sua comunidade!
Fotos: 13 fotos são da autoria de Foto Martinho
Texto: Diácono José Angélico
Agradecimentos pela colaboração e partilha. 

Sem comentários: