Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

10 ANOS A TENTAR SEMEAR…

Semear a Palavra de Deus, através dos novos meios de comunicação postos ao serviço da humanidade, foi a missão a que me propus em 09/09/2009, e dei vida a "Sementes de Esperança", blogue que hoje, 09/09/2019, celebra 10 anos de existência. 

É tempo de fazer o balanço do trabalho realizado, que não sendo uma missão fácil  - nenhuma é -  tem sido contudo desafiadora, vezes demais avassaladora no tempo despendido, quando é necessário dar conta de tantas coisas importantes que ocorrem em simultâneo, e logo perdem a actualidade se não se publicam.

Por isso, dar a conhecer os caminhos trilhados pela Comunidade da Paróquia de S. Pedro de Vilar do Paraíso nos seus vários movimentos, com destaque para a catequese e respectivas actividades, sem contudo esquecer também as mensagens da Diocese do Porto, a que estamos ligados, de outras Dioceses, da Pastoral da Cultura, da Agência Ecclesia, do Santuário de Fátima, do Apostolado da Oração, do Cardeal Patriarca, sem dúvida do PAPA FRANCISCO, ou de outras vozes que nos ajudam a reflectir na Palavra de Deus, o que ela significa para nós, aqui e agora, e nos ajudam a discernir os caminhos a seguir e as pontes a construir, para tentarmos chegar à “sabedoria do coração”, só possível com Deus e em Deus.

É, pois, tempo de celebrar mas principalmente de agradecer a Jesus Cristo Nosso Senhor e a Nossa Senhora, companheira inseparável desta minha jornada, por tudo o que me foi dado realizar nestes 10 anos, que não obstante os obstáculos inerentes à missão, tem sido muito gratificante.

Naturalmente que realizar esta missão também só foi possível pela compreensão e aceitação dos Rev. Párocos às novas tecnologias, pela generosidade das partilhas que foram chegando - textos ou imagens - pelos amigos que acompanham o blogue desde o início e por aqueles que aos poucos se tornaram visitas habituais, dando uma média de visualizações diárias apreciável e me enche de alegria, mas também de mais responsabilidade.

Para todos peço a Deus as maiores bênçãos, deixo-vos o meu mais profundo agradecimento e que a vossa disponibilidade e cooperação continuem a fazer-se sentir, porque só assim é possível continuar.

Não há forma de neste tempo que é o nosso “fugir” às plataformas digitais ou estar fora delas, nem é esse o caminho que nos apontam desde o início os responsáveis da Igreja Católica. É necessário gente mais jovem em todos os sectores da missão evangelizadora e este não pode ficar esquecido… 

Só Deus sabe os caminhos que se seguem e por mais quanto tempo terei capacidade para continuar o blogue. Mas sejam quais forem os desígnios do Altíssimo, fica-me a certeza que esta missão não foi em vão, e pese embora todos os noves que tem na sua génese, não se traduziu em “noves fora nada" mas deixou um testemunho de fé, esperança e amor de Deus pelas estradas cibernéticas percorridas. 

Então, com a graça de Deus, que a semente continue a cair na terra e a morrer, para outra nascer e produzir muito fruto.

Maria Miranda
09/09/2019 

Sem comentários: