Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

PAPA DESAFIA JOVENS A «ESCREVER NOVA PÁGINA», evocando história de superação de Eusébio

O Papa encontrou-se hoje com jovens moçambicanos de várias religiões, no Pavilhão de Maxaquene, em Maputo, desafiando-os a um compromisso conjunto pela paz no país.

“Vós juntos – assim como estais – sois o palpitar deste povo, onde cada qual desempenha um papel fundamental, num único projeto criador, para escrever uma nova página da história, uma página cheia de esperança, paz e reconciliação”, declarou Francisco, numa festa que começou ao som de cantos e gritos como “reconciliação” ou “jovens da paz”.

O discurso foi antecedido por atuações de jovens do conselho das religiões de Moçambique, de católicos, hindus e muçulmanos, além de representantes da sociedade civil.

“A paz é um processo que também vós sois chamados a fazer avançar, estendendo sempre as vossas mãos especialmente àqueles que estão a passar momentos difíceis. Grande é o poder da mão estendida e da amizade que se joga no concreto”, apontou o Papa.

A intervenção recordou a figura do futebolista Eusébio, que começou a sua vida desportiva precisamente em Maxaquene, antes de jogar no Benfica e na seleção de Portugal, sem se deixar abater pelas “graves dificuldades económicas da sua família e a morte prematura do seu pai”.

“O seu sonho e vontade de jogar lançaram-no para diante, mas igualmente importante foi encontrar com quem jogar. Bem sabeis que, numa equipa, não são todos iguais, nem fazem as mesmas coisas ou pensam da mesma maneira”, observou Francisco.

O Papa elogiou a diversidade de tradições culturais em Moçambique, pedindo que ninguém fique “fora do campo”, mas que todos estejam unidos, “independentemente daquilo que vos possa diferenciar, procurando sempre a oportunidade de realizar os sonhos por um país melhor”.

“Um país destrói-se pela inimizade. O mundo destrói-se pela inimizade. E a inimizade maior é a guerra”, advertiu.

Sem comentários: