Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

«PARA QUE CONTES AOS TEUS FILHOS E AOS TEUS NETOS. A VIDA FAZ-SE HISTÓRIA»

O Papa divulgou este sábado o tema para o 54º dia mundial das Comunicações Sociais “Para que contes aos teus filhos e aos teus netos. A vida faz-se história”, a ser celebrado no dia 02 de junho de 2020. 

A sala de imprensa da Santa Sé divulgou este sábado o tema “extraído de uma passagem do Livro do Êxodo (10,2)” e em que o Papa “afirma que a herança da memória é particularmente preciosa na comunicação”. 

Francisco recordou muitas vezes, que não há futuro sem o enraizamento na história vivida. Desta forma,  leva-nos a entender que a memória não deve ser considerada um “corpo estático”, mas uma “realidade dinâmica”. 

“Através da memória, se dá a transmissão de histórias, esperanças, sonhos e experiências de uma geração à outra”, pode ler-se.

O tema recorda que “toda história nasce da vida, do encontro com o outro” e Francisco apontou o exemplo das parábolas, histórias contadas por Jesus, em que foi dada “liberdade para as escutar, aceitar ou transmitir”.

“A força de uma história é expressada pela capacidade de gerar mudanças. Uma história exemplar, tem uma força transformadora. É o que experimentamos quando nos deparamos, através da história, com a vida dos Santos”, reforça.

O Papa pediu ainda para que todos possam “frutificar o talento”, fazendo da comunicação um meio para “construir pontes, unir e partilhar a beleza de ser irmãos num tempo marcado por contraposições e divisões”.

Sem comentários: