Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

CAMINHADA SOLIDÁRIA PARA A RECONSTRUÇÃO DE PEMBA

Com a participação de um grande número de inscritos, realizou-se no passado domingo, 22 de Setembro, a Caminhada Solidária, organizada pelo Grupo Missionário da Vigararia de Gaia Norte, que visou angariar fundos para ajuda à reconstrução de Pemba, em Moçambique.
Naturalmente que para se organizar esta iniciativa foi necessário que várias entidades, e principalmente muitas pessoas,  se dispusessem a colaborar. 
E, bem cedo, os voluntários desta causa, depois de todo o trabalho realizado para aqui chegar, lá estavam a acolher os participantes. Uns na "linha da frente", outros menos visíveis mas não menos importantes. 
O Pe. Jerónimo dirigiu uma saudação amiga a todos e lembrou a importância destas acções, também como alerta pelo clima. Este é o mês em que a pedido do Papa rezamos pelo cuidado da criação, estando também a ser realizada este fim-de-semana, na ONU, a Cimeira  da Acção Climática e manifestações em todo o mundo.
É crucial reflectir sobre a crise ecológica que afecta o mundo inteiro, que é um apelo a uma profunda conversão interior e tem também como exigência uma mudança séria no nosso estilo de vida. Por isso, foi em oração que se iniciou esta caminhada.
Num dia que se anunciava de chuva, ninguém esperava uma manhã tão radiosa, em que as nuvens se foram dissipando e deram lugar a um belo céu azul e límpido. 
Caminhar é, sem dúvida, tempo para bons momentos de confraternização  e conhecer outras pessoas que comungam dos mesmos ideais.
O mar como pano de fundo e toda a paisagem envolvente é uma mais-valia em qualquer circunstância, e ainda  melhor atractivo para uma boa caminhada. 
O grupo de caminheiros ao longo do percurso foi-se dividindo, pois há sempre os que caminham mais depressa, mas a distância entre uns e outros nunca foi demasiada.
Porque caminhar em grupo é também solidarizar-se com quem fica mais para trás, por força da idade ou qualquer outra circunstância, espera-se por quem ainda não chegou enquanto se toma um cafézinho...
Ou, então, aproveita-se para saborear o lanche da manhã que ajuda a retemperar forças, pôr a conversa em dia... apreciar as ondas e respirar a maresia. 
É assim de pequenas e grandes coisas que se compõe uma caminhada. E ainda que o percurso não fosse demasiado longo nem difícil, é sempre bom partilhar e dar ânimo a quem precisa.
O Agrupamento de Escuteiros de Oliveira do Douro ajudou na sinalização e orientação da caminhada, bem como os Bombeiros Voluntários de Valadares, prontos para alguma situação que pudesse ocorrer. Presença ainda da Liga das Associações de Socorro Mútuo de Vila Nova de Gaia que ofereceu também as t´shirts. 
Já na recta final os últimos caminheiros desta caminhada solidária estão a chegar. Foi uma boa experiência, com excelente organização, participantes de todas as faixas etárias e ninguém ficou pelo caminho, graças a Deus!
Na Paróquia de Canidelo, no complexo ali erguido e denominado - Cidade de Deus e dos homens -  foi o local ideal para no final da caminhada os participantes celebrarem em festa, ESTE DIA DO SENHOR!

Sem comentários: