Celebra-se a 1 de setembro, pelo quinto ano consecutivo, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Este ano, o tema é 'A rede da vida'. Neste domingo, somos convidados pelo Santo Padre a recordar que devemos todos contribuir para ultrapassar a atual crise ecológica.
Este ano, Francisco destaca, na intenção de oração de setembro, o compromisso com a proteção dos oceanos. Como refere na encíclica Laudato Si', "os oceanos contêm não só a maior parte da água do planeta, mas também a maior parte da vasta variedade dos seres vivos", alimentando grande parte da população mundial. A "extração descontrolada" de espécies marinhas para consumo humano provoca "drásticas diminuições de algumas espécies".
O Santo Padre convida "os políticos, os cientistas e os economistas" a "trabalharem juntos", agindo interdisciplinarmente e de forma sustentável e integrada, não descorando a dimensão humana da problemática.
Também a Comissão Episcopal de Pastoral Social e Mobilidade Humana convida todas as comunidades cristãs a "dar graças a Deus pela Criação", pedindo a Deus a conversão dos "corações daqueles de quem dependem as efetivas mudanças nas políticas públicas" que causam a degradação ambiental.
(...)https://redemundialdeoracaodopapa.pt/atualidade/619
Sem comentários:
Enviar um comentário