EVANGELHO LC 1, 26-38
Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».
compreender a palavra
Celebramos a Solenidade da Anunciação do Senhor. Lucas conta como o anjo entrou em casa de Maria e lhe fez o anúncio da escolha divina para ela se tornar a mãe do Senhor. Esta narração é cheia de elementos para reflexão. Maria é desposada com José, mas aos olhos do Senhor é cheia de graça. O anjo revela-lhe que vai ser mãe de Jesus, o Deus que salva. O seu filho será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo. Nada do que acontecerá será obra dos homens, mas de Deus que no Espírito Santo manifestará o seu poder. Perante esta revelação, Maria percebe que não há outro impedimento a não ser a sua vontade e submete-se à vontade de Deus.
meditar a palavra
A minha vida, como a de Maria, é lugar onde Deus se quer revelar aos homens. Na vida quotidiana julgo que tudo é banal e nada de novo nem de interessante acontece que possa prender a atenção de Deus. Mas Deus olha para mim e, apesar da minha pobreza, desafia-me a retirar o impedimento da minha vontade e deixar que Ele faça o que é impossível aos meus olhos. Como Maria também eu posso dizer “faça-se em mim segundo a tua vontade”.
rezar a palavra
Para ti, Senhor, nada é impossível. Entras na minha vida e fazes morada em mim com o poder do teu amor. Perante a tua força não posso resistir nem colocar obstáculos. Senhor, Dá-me a lucidez de Maria para poder dizer com verdade, “faça-se em mim segundo a tua vontade”.
compromisso
Ao longo do dia vou dizer do fundo do coração, muitas vezes, “faça-se em mim segundo a tua palavra”.
Sem comentários:
Enviar um comentário