Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 7 de maio de 2020

SEMANA DA VIDA

O tema da Semana da Vida para este ano de 2020 foi inspirado pelo Congresso Internacional da Pastoral da Pessoa Idosa, sob o título ‘A Riqueza dos Anos’, que aconteceu em Roma,  de 29 a 31 de Janeiro deste ano, consagrado à fragilidade dos mais velhos e ao cuidado que eles nos merecem, e no qual participou uma delegação de Portugal.

Mal sabíamos nós como esta problemática se iria tornar tão evidente e tão premente para todos, uma oportunidade para reencontrarmos o sentido mais profundo da vida, a nossa, a dos outros, a desta casa Comum que habitamos.

Sirvam de orientação estas palavras do papa Francisco, na sua homilia no Domingo da Misericórdia  (19 de abril): “Queridos irmãos e irmãs, na provação que estamos a atravessar,  também nós, com os nossos medos e as nossas dúvidas como Tomé, nos reconhecemos frágeis. Precisamos do Senhor, que, mais além das nossas fragilidades, vê em nós uma beleza indelével. Com Ele, descobrimo-nos preciosos nas nossas fragilidades. Descobrimos que somos como belíssimos cristais, simultaneamente frágeis e preciosos… Esta pandemia,  porém, lembra-nos que não há diferenças nem fronteiras entre aqueles que sofrem. Somos todos frágeis, todos iguais, todos preciosos.”

A oração, e de modo muito concreto a oração com Maria, é o melhor caminho para nos fazer chegar a essa consciência da nossa fragilidade e da nossa preciosidade. Por isso, como tem sido habitual, propomos a Oração do Rosário. Este ano, e por causa do contexto que vivemos, propomos que seja na família e em família que se faça esta oração.

No dia 15 de maio, Dia Internacional da Família, entre as 21:00 horas e as 21:30 horas, vamos ter uma vigília de oração, com todas as dioceses ligadas à mesma plataforma digital.  Esforcemo-nos para que essa oração seja o mais difundida e o mais participada possível,  informando as diversas comunidades e famílias e motivando-as à comunhão e participação.

Este ano, por causa das medidas de confinamento a que todos estamos sujeitos, com o objectivo de evitar a propagação da pandemia do coronavírus, a documentação da Semana da Vida – cartaz, guião e oração pela vida – apenas está disponível em versão digital.

Deve ser descarregada e impressa a partir do site: www.leigos.pt.

Agradecemos ao padre José Nuno, que tem trabalhado desde há muito estas questões da
fragilidade, os textos que oferecemos para viver a Semana da Vida deste ano.

Sem comentários: