Paulo é, em síntese, um extraordinário confessor da fé, um místico que não imaginava ser possível viver sem Cristo (Fil 1,21).
Paulo dá-nos um exemplo maravilhoso, dessa via da pequenez que é pertencer a Cristo, diz esta frase tão forte: “Eu não quis apenas dar-vos o Evangelho de Deus, eu quis dar-vos a minha própria vida.” E as duas coisas estão ligadas. Uma coisa é dar teorias aos outros e outra coisa é desejar dar a nossa vida aos outros. Há uma diferença muito grande.
Por isso há aqui uma qualificação do nosso testemunho, que brilha só quando nós queremos dar a vida aos outros. Não querermos dar lições, não querermos dar moral, não querermos dar caminhos, dar dicas certas. Mas querermos dar até a nossa própria vida, empenharmos a nossa vida na relação com os outros. E isso muda tudo. Muda porque nos hipoteca aquilo que dizemos, porque estamos ali inteiros, porque a nossa vida também passa por ali. Nas coisas pequenas, nas coisas simples, no fazer de uma comunidade que é aquilo que Paulo está a dizer.
Na liberdade. Foi esse o testemunho de Paulo. Ele construiu assim a Igreja e é para nós um testemunho muito grande. Senão andamos iludidos que é isto ou aquilo que vai marcar, que não vai marcar. E depois nada marca. E a vida é estéril, e é um baralho de cartas que cai, e é um sopro. A vida é um sopro que se vai embora rapidamente se não construirmos uma
coisa que seja eterna. Construamos coisas que não morram!
O que é que não morre? O que é que nós sentimos dentro de nós que não morreu? Foi quando fomos verdadeiramente amados. Sem mais nada. Sem porquê. Quando fomos cuidados. Sem que tivessem ligado o taxímetro, ou nos apresentassem a fatura,
que nos dessem as lições, sem querer dá-las, sem impô-las, sem gritá-las.
Queridos irmãs e irmãos, é uma responsabilidade ouvir a Palavra de Deus e pertencer a Ele. Porque ela, como diz São Paulo, não é uma palavra humana, é verdadeiramente Palavra de Deus.
| Cardeal D. José Tolentino Mendonça (homilia)
#tolentinomendonca #josetolentinomendonca
Sem comentários:
Enviar um comentário