CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO TELHADO DO CENTRO PAROQUIAL. CONTRIBUA PARA ESTA CAUSA PEDINDO EM QUALQUER CENTRO DE CULTO OU NO CENTRO PAROQUIAL O ENVELOPE DISPONIBILIZADO PARA O EFEITO. PODE AINDA FAZER POR DONATIVO À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE VILAR DO PARAÍSO. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). OBRIGADO!

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

PEREGRINAÇÃO PAROQUIAL A FÁTIMA

 
No passado dia 5 de Outubro a Paróquia peregrinou até ao Santuário de Fátima e em comunhão e oração com muitas outras paróquias e grupos de peregrinos que ali se encontravam como era o caso da Diocese de Vila Real e, por isso, tivemos o privilégio da participar na Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade e presidida por D. António Augusto Azevedo que não esqueceu os seu antigos paroquianos de Vilar do Paraíso a quem saudou com muita amizade, a seu lado a cocelebrar encontrava-se o Sr. Diácono Celestino.
Neste lugar de oração tudo decorre em ambiente perfeito para nos levar à participação plena da Eucaristia e com uma Assembleia que acompanhou o belíssimo coro presente nesta celebração, em que também as palavras proferidas por D. António Augusto foram belas e, por isso, aqui reproduzimos algumas partes da sua homilia.
"Esta alegria em que exultamos não deixa de reconhecer e assumiras faltas e carências, as dificuldades e sofrimentos deste século de história. Somos Igreja santa mas também pecadora, iluminada pela fé mas com as sombras da humanidade . Ao contrário de Maria, a cheia de graça, tantas vezes desperdiçamos graças que Deus nos concedeu ou não deixamos frutificar dons com que o Espírito nos enriqueceu." 
"Como Maria, guardemos os acontecimentos não só na memória mas sobretudo no coração. Na memória temos bem vivos os acontecimentos e as pessoas que fizeram parte destes cem anos da vida diocesana. Mas é indispensável guardar no coração, onde está tudo o que é importante."
 Guardar no coração significa viver com intensidade, com fé e profundidade todos os momentos. Assim deve ser sempre na vida da Igreja: na atividade dos sacerdotes, na vida pessoal, nas atividades comunitárias ou na ação dos grupos, movimentos e instituições da Igreja, sejam da cariz social, educacional ou outro, tudo deve ser expressão de uma fé enraizada no mais profundo do coração.
"Num mundo em que prevalece a imagem, a aparência, é necessário, como Maria, valorizar o coração, o interior. Com ela partilhamos hoje as angústias e aflições, os sonhos e projetos que trazemos no coração." 
"Qualquer que seja a idade cada pessoa é alguém inacabado. Não podemos acomodar-nos ao que somos, temos ou fazemos. Há algo a aprender, a fazer. Cada um, cada comunidade e a diocese partem daqui com esse desafio: há passos a dar, renovação a fazer, possibilidade de crescer."
Momento de sublime encanto e ternura acontece no Santuário de Fátima no primeiro sábado de cada mês e pode ser inserida na Eucaristia, como aconteceu nesta Peregrinação de 5 de outubro.
"Tornai-vos como crianças e voltai-vos para Deus: /Só assim podeis entrar no Reino dos Céus.
Só assim podeis entrar no Reino dos Céus."
E assim partimos mais seguros e fortes na fé, reconforta dos pela Palavra e pelo Pão de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos acompanhará em todos os dias de mais uma ano pastoral que em breve vamos iniciar. 
Grandes são as maravilhas do Senhor que nos deu Maria e, como ela,  "guardemos todas as coisas  meditando-as no coração". 🙏

Sem comentários: