CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO TELHADO DO CENTRO PAROQUIAL. CONTRIBUA PARA ESTA CAUSA PEDINDO EM QUALQUER CENTRO DE CULTO OU NO CENTRO PAROQUIAL O ENVELOPE DISPONIBILIZADO PARA O EFEITO. PODE AINDA FAZER POR DONATIVO À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE VILAR DO PARAÍSO. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). OBRIGADO!

sábado, 19 de abril de 2025

DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

SALMO RESPONSORIAL 
Salmo 117 (118), 1-2.16ab-17.22-23 (R. 24)
Refrão: Este é o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria.

Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,
porque é eterna a sua misericórdia.
Diga a casa de Israel:
é eterna a sua misericórdia.

A mão do Senhor fez prodígios,
a mão do Senhor foi magnífica.
Não morrerei, mas hei de viver,
para anunciar as obras do Senhor.

A pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se pedra angular.
Tudo isto veio do Senhor:
é admirável aos nossos olhos.

DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

Celebrações

08:00h - Eucaristia na Capela de São Martinho
08:00h - Celebração da Palavra na Igreja Paroquial e Capela de S. Caetano
11:00h - Eucaristia na Capela de São Martinho

09:h00 às 13:00h - VISITA PASCAL

FOLHA DOMINICAL: informações e reflexões importantes para toda a comunidade

A TUA CRUZ, SENHOR

 
Vem, Senhor Jesus,
Entra pela janela dos meus olhos,
Enche todos os recantos do meu ser,
Ilumina todos os redutos,
E faz-me ver que todo o comodismo e egoísmo
É sem raiz nem flor nem frutos.
Irei, Senhor,
Em procissão de amor,
Beijar a tua Cruz.
E quando eu olhar para ti,
Para o teu rosto ferido e desfigurado,
Para as tuas muitas chagas a sangrar,
Dá-me a graça de aí ver bem o meu pecado.
E quando Tu, Senhor, olhares para mim,
Com esse meigo olhar de serena compaixão,
Dá-me a graça de ver o teu perdão nunca poupado,
E de sair com o coração transfigurado.
D. António Couto

sexta-feira, 18 de abril de 2025

VÍGILIA PASCAL

Sábado, 19 de abril, 21:30h VIGÍLIA PASCAL na Capela de São Martinho
21:20h - concentração fora da Capela. Os participantes devem fazer-se acompanhar de uma vela.
🙏
Toda a comunidade  é CONVIDADA a participar nesta grandiosa noite de LUZ e VIDA.

quinta-feira, 17 de abril de 2025

SEXTA-FEIRA SANTA

 CONVITE à participação de
todos, todos, todos! 
🙏

ESTA QUINTA-FEIRA É SANTA

Esta Quinta-Feira é Santa:

Sabe a Deus,
Sabe a pão,
Sabe a alegria,
Sabe a Eucaristia!

Esta Quinta-Feira é Santa:
Sabe a amor,
A dádiva da vida,
A uma lágrima comovida.

Esta Quinta-Feira é Santa:
Sabe a Ceia
E a Jesus,
Luz grande que incendeia
As trevas do coração,
E faz nascer amor e comunhão.

António Couto

QUINTA-FEIRA SANTA

Quinta-Feira Santa. Missa da Ceia do Senhor, 
21h30 Igreja Paroquial
🙏
Ex 12,1-8.11-14; Sl 116; 1 Cor 11,23-26; Jo 13,1-15
 
1. Com esta celebração da Ceia do Senhor, em Quinta-Feira Santa, a Igreja Una e Santa reacende a memória da instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e da Caridade, e dá início ao Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do seu Senhor (o Tríduo Pascal prolonga-se até às Vésperas II do Domingo da Ressurreição), que constitui o ponto mais alto do Ano Litúrgico, de onde tudo parte e aonde tudo chega, coração que bate de amor em cada passo dado, em cada gesto esboçado, em cada casa visitada, em cada mesa posta, em cada pedacinho de pão sonhado e partilhado. É assim que Deus nos dá a graça de caminhar durante todo o Ano Litúrgico, dia após dia, Domingo após Domingo, sempre partindo da Páscoa do Senhor, sempre chegando à Páscoa do Senhor.

2. Neste Dia Santíssimo, é-nos dada a graça de poder escutar um dos mais antigos e intensos relatos da Ceia do Senhor: «O Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue (paredídeto), recebeu (élaben) o pão (árton), e dando graças (eucharistêsas), partiu-o (éklasen) e disse: “Isto é o meu corpo, que é para vós; isto fazei para memória de mim”. Do mesmo modo fez com o cálice, depois da ceia, dizendo: “Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; isto fazei, sempre que o beberdes, para memória de mim”. Portanto, sempre que comerdes este pão e beberdes este cálice, estais a anunciar (kataggéllete) a morte do Senhor até que Ele venha (áchris hoû élthê)» (1 Coríntios 11,23-26).

3. Atravessado o relato, deparamo-nos com uma sequência verbal riquíssima, que mostra bem como a vivência da Eucaristia transforma a nossa vida desde dentro, desde o coração, sístole e diástole, ao mesmo tempo sangue e amor a circular nas nossas veias! Vida nova que vem de Deus, como quando o Espírito impele Sansão, os profetas, Paulo ou Jesus. O verbo hebraico para dizer este impulso do Espírito é paՙam. Sim, o Espírito impele-nos e empurra-nos pela estrada fora, mas esta sua ação forte e suave faz-se também sentir por dentro e desde dentro, movendo o coração e as suas avenidas, pois a família etimológica que de paՙam se desprende também serve para dizer o bater do coração e a pulsação (poՙam), e estende-se ainda ao soar do sino ou da campainha (paՙamon), cujo som festivo ouvimos há pouco, e se calou, para voltar a soar na noite da Vigília Pascal. Portanto, o Espírito de Deus que invocamos sobre este pão e sobre este vinho, impele-nos, empurra-nos, impulsiona-nos desde fora, mas move também a nossa vida desde dentro, dando-nos um coração novo, capaz de conjugar em cada dia os verbos fundamentais da Eucaristia: RECEBER, BENDIZER e AGRADECER,/ PARTILHAR e DAR,/ COMEMORAR, ANUNCIAR e ESPERAR.

D. António Couto 

segunda-feira, 14 de abril de 2025

DOMINGO DE RAMOS - Eucaristia com a Catequese

O Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, 13 de abril de 2025, amanheceu nublado a ameaçar chuva, mas o céu conteve-se e deixou que o Sol viesse aquecer a manhã e a bênção dos ramos pudesse acontecer fora da capela seguindo-se a procissão, com as crianças em primeiro lugar erguendo palmas e ramos, passos carregados de simbolismo de Domingo de Ramos na Paixão do Senhor.
O 6º Ano de catequese dinamizou esta celebração e antes de a mesma começar preparou o ambão com dois ramos de palmeira e colocou no arco da capela uma CRUZ- símbolo também presente na sala de catequese onde tem sido refletido o Evangelho de cada Domingo da Quaresma e é escrito o versículo que mais tocou o grupo. 
Para esta celebração optou-se pela CRUZ da dinâmica proposta pela Diocese do Porto - Peregrinos da Esperança, rumo à Páscoa – NO CAMINHO, EU CONFIO EM TI! - com os passos de cada semana "guiando-nos" ao encontro de Jesus neste Domingo e com Ele "Ancorar na cidade da Esperança." 
A solenidade vivida pela escuta da Palavra os ramos de palmeira, oliveira e alecrim abençoados pelo celebrante deram a esta manhã a alegria da vida que renasce da verdade e do amor. 
Longe estamos da multidão de crianças, jovens e adultos que outrora aqui se reuniam. Porém o espírito é o mesmo e importa louvar e agradecer a presença de quantos desejaram participar. 
Entramos nas portas do "Templo" agitando os ramos e cantando: "Hosana, hei! Hosana, há! /Hosana, hei! Hosana, hei! Hosana, há! / Hosana, hei! Hosana, há! / Hosana, hei! Hosana, hei! Hosana, há!
A celebração deste domingo foi presidida pelo Pe. Pinho (SMBN), acompanhado pelo Diácono Celestino e Acólitos, e o 6° Ano de Catequese teve à sua responsabilidade das leituras I e II, Oração Universal, recolha das ofertas entrega de lembrança no pós-comunhão.
Proclamação do Evangelho neste Domingo nos moldes habituais dos anos anteriores desta vez com o Pe. Pinho, Diácono Celestino e Pedro Lima, escutado por todas as crianças em profundo silêncio e respeito.
Também a homília do Pe. Pinho foi escutada com atenção e dela destacamos a frase que ele fez questão de lembra várias vezes e pela sua importância, de facto, não devemos esquecer: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos."
Dois catequizandos fizeram a leitura da Oração Universal - Oração do Fiéis - em que rezamos por todos e neste dia de forma especial pelas meninas e meninos do 6º Ano de Catequese. 
"Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre." Ámen.
No pós-comunhão alguns meninos e meninas fizeram a oferta de um pequeno marcador com um versículo do Evangelho de Lucas, enquanto era projetado um texto da autoria do Prof. Artur - organista e maestro do coro das 11h00 - com música em fundo tocada por ele.  No final do texto a assembleia em pé e com a ajuda do coro cantou refrão da música que em fundo se escutou: "Bendito, bendito o que vem em nome do Senhor" e vinha de encontro ao sentido que tinha o pequeno marcador oferecido.
Que esta celebração tenha deixado sementes de bem e da verdade, que façam brotar nos corações pequenas flores de esperança e todos caminhemos em luminoso dia ao encontro de Cristo glorioso.
Obrigada a toda a catequese, pais, catequistas, ao coro e comunidade em geral pela participação e colaboração.

sexta-feira, 11 de abril de 2025

DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR

 


SALMO RESPONSORIAL Salmo 21 (22), 8-9.17-18a.19-20.23-24 (R. 2a
Refrão: Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?

Todos os que me veem escarnecem de mim,
estendem os lábios e meneiam a cabeça:
«Confiou no Senhor, Ele que o livre,
Ele que o salve, se é seu amigo».

Matilhas de cães me rodearam,
cercou-me um bando de malfeitores.
Trespassaram as minhas mãos e os meus pés,
posso contar todos os meus ossos.

Repartiram entre si as minhas vestes
e deitaram sortes sobre a minha túnica.
Mas Vós, Senhor, não Vos afasteis de mim,
sois a minha força, apressai-Vos a socorrer-me.

Hei de falar do vosso nome aos meus irmãos,
hei de louvar-Vos no meio da assembleia.
Vós que temeis o Senhor, louvai-O,
glorificai-O, vós todos os filhos de Jacob,
reverenciai-O, vós todos os filhos de Israel.

VIA SACRA, 21H30, IGREJA PAROQUIAL

🙏
- Nós Vos adoramos e bendizemos, ó Jesus.
- Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.

3ª CATEQUESE QUARESMAL



Capela de S. Martinho, 9 de abril 2025

A última catequese Quaresmal na continuação do tema "para uma Igreja sinodal: Comunhão, Participação e Missão” - que em boa hora nos foi apresentado pelo Pe. Sérgio Leal - é de tal importância e significado que precisa de mais acompanhamento, estudo e participação de todos os cristãos pois implica um novo modo de ser igreja "em que o batismo é o que nos une e nos torna membros da Igreja, corresponsáveis pela sua ação, sem afastar o facto de que existem diferentes carismas, diferentes ministérios e funções."
Deixamos alguns pontos apresentados que precisamos de reflectir e discernir em permanente escuta e oração ao Espírito Santo.
- Caminho sinodal, caminho da Igreja.
- Escutar a voz de Deus e a voz do povo.
- Sinodalidade deve moldar as decisões eclesiais.
- Sinodalidade implica a prática do discernimento pessoal, eclesial e comunitário.
Por último o Pe. Sérgio referiu o importante papel de Maria, primeira discípula, na Igreja ao longo dos séculos, e com quem devemos continuar a contar neste novo caminho, olhando para o seu exemplo de fé, escuta, esperança, perseverança e, como ela, "guardar todas essas coisas no coração" até que um dia as possamos entender.
A Paróquia de Vilar do Paraíso e de Valadares agradecem a presença do Pe. Sérgio Leal por ter aceitado estar connosco.

TEMPO DA QUARESMA - VIA SACRA

Sexta-feira, 11 de abril, 21h30 
Igreja Paroquial. 
🙏
Sexta-feira Santa, 18 de abril, 15h
Ribeirais- S. Caetano 
CONVITE a toda a comunidade.

CELEBRAÇÃO DA LUZ - 1.º ANO DA CATEQUESE

No passado Domingo, na Eucaristia das 11:00, as crianças do 1.º ano da catequese tiveram a sua celebração da Luz.

Como a letra do cântico, “Jesus, Tu me chamaste”, cada uma das crianças disse bem alto, “estou aqui!”.

Ninguém nos ama tanto como Jesus. Por isso é que Ele nos disse “– Eu sou a luz do mundo”. E a Luz do círio representa a luz de Jesus!

Assim, em família, as crianças acenderam a sua vela no círio pascal, e desta forma ficaram mais pertinho de Jesus.

Como o Sr. Padre Luís Castro (a quem muito agradecemos a presença e a orientação) lembrou, no final da celebração, tanto as crianças como os adultos: temos de levar a luz de Jesus a todos  – levar o Seu amor e a sua misericórdia.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

VAMOS CELEBAR O DOMINGO DE RAMOS

Aceita este CONVITE, traz o teu ramo e vem celebrar connosco a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. "Bendito, bendito o que vem em nome do Senhor!"  

CAMINHO SINODAL

"DOCUMENTO FINAL -
Para uma igreja sinodal: comunhão, participação e missão"

O que poderemos aplicar na nossa Comunidade? ... vamos pôr em prática!
Leia e pronuncie-se (abra o link)! POR---Documento-finale.pdf

Há lugares onde o Espírito
sopra, mas há um Espírito que sopra em todos os lugares” - Madeleine Delbrêl

4ª CATEQUESE QUARESMAL

Hoje, 9 de abril, 21h30, na Capela de São Martinho

CONVITE à presença de TODOS os Grupos da Pastoral e também a TODA a COMUNIDADE em geral.

terça-feira, 8 de abril de 2025

FEIRINHA DE RAMOS

💌CONVITE💌

No próximo sábado, dia 12 DE ABRIL, a Catequese fará uma Feirinha de Ramos 🌿
Será no nosso Centro Paroquial e está aberta a toda a comunidade!

Haverá café, bolinhos e alguns miminhos que poderão comprar para os afilhados, padrinhos ou outros familiares que queiram presentear 🐣
Teremos também Fruta Biológica! 🍊

APAREÇAM 🥰🌻

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

10 de abril, 16h00 e 21h30, na Capela de São Martinho 
🙏
Acto de Contrição
Meu Deus, porque sois infinitamente bom 
e Vos amo de todo o meu coração, 
pesa-me de Vos ter ofendido e, 
com o auxílio da Vossa divina graça, 
proponho firmemente emendar-me 
e nunca mais Vos tornar a ofender.
Peço e espero o perdão das minhas culpas 
pela Vossa infinita misericórdia. 
Ámen.

60 ANOS DO CORO DE SÃO CAETANO

Na Capela de São Caetano e Bom Jesus do Monte, este V Domingo foi celebrado, cantado e rezado, de forma muito especial e significativa, pois logo no início o Rev. Pe. Silvério fez questão de felicitar o Coro pela comemoração dos seus 60 anos de existência e ia tê-lo como intenção nesta Eucaristia.
Na homilia, o Rev. Padre Silvério deixou-nos uma reflexão entrecortada de silêncios - : «Porque o silêncio é o mestre do amor» -. E foi esse silêncio que Jesus teve diante da acusação feita à mulher adúltera (mísera) de perdoar porque para Jesus como Pai Misericordioso o pecador vem antes do pecado, e é redimido se quiser. "Vai e não tornes a pecar"! Este é o caminho de liberdade e felicidade que Deus quer para todos, livres do pecado porque o pecado escraviza e não traz nada de bom.
Este domingo foi também de emoções e uma lágrima no olhar pela efeméride dos 6O Anos do Coro de S. Caetano, e a maestria Tânia quis recordar alguma da história do grupo e de como foi convidada ainda criança na catequese. Referiu como o Sr. Albino Nicolau foi importante na sua preparação para esta missão e de tantos domingos no final da missa ficarem em horas de estudo.
Da ligação criada com todo o grupo que considera a sua segunda família pelos laços de amizade, afeto e carinho que todos os elementos têm tido ao longo destes anos de caminho difícil, às vezes incompreendido, mas que tem sido de muita aprendizagem, alegria, fé e comunhão.
Nem sempre está tão presente como gostaria, mas a missão muitas vezes é noutro lugar, sem nunca esquecer esta que os desígnios de Deus lhe reservaram.
No final da Eucaristia, no salão do 1° andar, cantaram-se os parabéns ao Coro e a alguns elementos que celebraram esta semana o seu aniversário. Por essa razão, foi o Sr. Duarte que apagou a vela do bolo do Coro pois era ele o aniversariante do dia!
Foi, nesta altura, a festa possível e bom momento de convívio agora à volta de outra mesa, com um bolo muito bom e um chazinho quente.
A quantos têm felicitado o Coro, agradecemos as palavras, carinho e amizade e que a nossa força seja também a vossa pela fé, esperança e amor.
A São Caetano - nosso patrono - e ao Bom Jesus do Monte, Senhor que nos conduz e guarda rezamos com infinita gratidão por termos chegado até aqui!
Fica um APELO: o Coro de São Caetano precisa de vozes assim com precisam também todos os outros COROS da Paróquia. É preciso gente jovem, mais adulta ou mais velha, não importa. O que importa é gostar de cantar, querer aprender mais e estar consciente da responsabilidade desta missão.
Os ENSAIOS para as celebrações da SEMANA MAIOR dos cristãos estão à porta e estão, desde já, todos CONVIDADOS!
Que pela graça de Nosso Senhor Jesus Cristo o Jubileu da Esperança nos traga boas novas! 🙏