CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO TELHADO DO CENTRO PAROQUIAL. CONTRIBUA PARA ESTA CAUSA PEDINDO EM QUALQUER CENTRO DE CULTO OU NO CENTRO PAROQUIAL O ENVELOPE DISPONIBILIZADO PARA O EFEITO. PODE AINDA FAZER POR DONATIVO À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE VILAR DO PARAÍSO. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). OBRIGADO!

terça-feira, 25 de novembro de 2025

JUBILEU DOS COROS LITÚRGICOS E MINISTROS DA MÚSICA

No passado domingo 23 de novembro em que celebramos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo a Nave Polivalente de Espinho abriu portas aos Peregrinos de Esperança vindos de toda a Diocese do Porto e acolheu Jubileu Diocesano dos Coros Litúrgicos e Ministros da Música.
A iniciativa reuniu cerca de 2.000 participantes, que se prepararam para este momento com ensaios em diversos locais, mas que pela difícil logística que acarretava tiveram apenas um único ensaio em conjunto na Nave, com a Banda do Exército, antes da celebração da Eucaristia. 
Trabalho imenso dos maestros que ensaiaram nos diversos locais, e excelente coordenação do Serviço Diocesano de Música Litúrgica, liderado pelo maestro Emanuel Pacheco que ao disponibilizar on-line os áudios dos cânticos para as diversas vozes como forma de todos se prepararem melhor.  
Foi uma celebração intensa, bonita na sonoridade e no silêncio, pois, como referiu D. Manuel Linda "cantar em coro também é sobre dignidade humana." Os coros são uma "mais-valia" no serviço à igreja e cumprem a missão de transformar a Palavra em canto, fazendo-a chegar de forma harmoniosa aos ouvidos e ao coração dando um sentido muito mais profundo à celebração e dignificando-a. 
D. Manuel Linda sublinhou que “Celebrar a divina liturgia e cantar os louvores celestiais implica voltar o nosso olhar para Deus e d’Ele esperar a salvação, a vida e sentido da existência. Mas não menos voltarmo-nos para os irmãos, já que, depois da Incarnação de Jesus, depois de se ter feito carne da nossa carne, é impossível separar a sua Pessoa da pessoa do irmão que lhe reflete o rosto, especialmente o pobre e o último”.
Presente nesta celebração o Cónego Ferreira dos Santos que recebeu desta imensa assembleia, de pé, uma enorme salva de palmas pela sua dedicação e valiosíssimo contributo na Música Litúrgica. Comovido e agradecido a todos instou a continuar porque "o trabalho ainda não acabou"!  
"Que os coros nunca acabem porque são o pulmão da Igreja"! Palavras do Cón. João da Silva Peixoto dirigidas a todos os presentes com o reconhecimento pelo trabalho realizado. 
A Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso esteve presente com algumas vozes que se disponibilizaram e quiseram com todas as outras vozes louvar Deus pela possibilidade de viver esta celebração Jubilar. Cansados, mas felizes e de coração agradecido junto do altar onde Jesus se fez Pão e de santa Cecília quiseram eternizar este momento.  
Agradecimentos: à maestrina Tânia que propôs, incentivou e organizou a participação em todas as fases.  Aos elementos que disponibilizaram boleias nos seus carros e ao senhor Diácono Angélico que também nos acompanhou neste dia que ficará guardado para sempre no coração de todos.

Sem comentários: