CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO TELHADO DO CENTRO PAROQUIAL. CONTRIBUA PARA ESTA CAUSA PEDINDO EM QUALQUER CENTRO DE CULTO OU NO CENTRO PAROQUIAL O ENVELOPE DISPONIBILIZADO PARA O EFEITO. PODE AINDA FAZER POR DONATIVO À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE VILAR DO PARAÍSO. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). OBRIGADO!

terça-feira, 22 de julho de 2025

DOMINGO XVI DO TEMPO COMUM

«Marta recebeu Jesus em sua casa.
Maria escolheu a melhor parte» Lc 10, 38-42
"Jesus e Maria não seguem as convenções e há tanto tipo de convenções (...) Mas não devemos deixar que a nossa vida seja aprisionada por isso (...) Quando deixamos que o evangelho entre no nosso coração é um outro critério a guiar-nos não as convenções. (...) Sim, até certo ponto temos que representar um papel que nos foi atribuído, mas dentro desse papel tu podes ser muito criativo e muita criativa podes fazer tanta coisa que não está lá escrito no guião da peça. (...) Em quê que Jesus é novo? Jesus é novo  porque se senta em conversação com a mulher ! Ainda hoje, em muitas culturas, o homem e a mulher não podem falar em público.
 (...) Portanto Jesus é um homem livre aqui, novo! 
Várias vezes nos evangelhos o vemos a conversar com mulheres em lugares públicos. O encontro de Jesus com a samaritana, aquela a mulher prostituta que chorando lhe banha os pés e os enxuga com os cabelos, a mulher adúltera de quem Jesus diz: ninguém te condenou também eu não te condeno vai em paz doravante não voltes a pecar. 
Jesus, contrariamente ao que eram as regras do seu tempo, teve para com as mulheres uma atitude completamente nova. São Paulo depois vai dizer: "já não há judeu nem grego, já não há escravo nem oprimido, já não há homem nem mulher porque todos somos um só em Cristo Jesus." E nós recebemos isso de Jesus. (...) Jesus teve com as mulheres esta atitude livre e libertadora numa culta onde há mulheres era reservado um lugar muito secundário (...) 
E Maria, em quê que reside a sua novidade? Reside no facto de que em vez de ficar lá atrás na tenda como estava Sara ou como estava Marta na cozinha, se pôs estava na sala de estar onde estão os hóspedes. E quem são os hóspedes? Os homens!
Ali estava ela sentada aos pés de Jesus. (...)  Sentar aos pés significa ser discípulo de. Então o que faz esta Maria? Senta-se aos pés de Jesus como uma discípula!  No mundo antigo só os homens podiam ser discípulos, só os homens é que iam à escola. Maria quebra as convenções senta-se aos pés de Jesus e isto foi uma novidade do cristianismo. (...) As mulheres são discípulas de igual dignidade como os homens. (...) Seguir Jesus é para todos, homens e mulheres e há muitas formas de ser discípulo. (...) 
O que caracteriza o discípulo? "Sentado aos pés de Jesus ouvia a sua Palavra!" A atitude fundamental do discípulo é ouvir a Palavra de Jesus, a escuta a interiorização da Palavra do Senhor."
Da homilia do Pe. Luís Castro 
Capela de São Caetano

Sem comentários: