CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO TELHADO DO CENTRO PAROQUIAL. CONTRIBUA PARA ESTA CAUSA PEDINDO EM QUALQUER CENTRO DE CULTO OU NO CENTRO PAROQUIAL O ENVELOPE DISPONIBILIZADO PARA O EFEITO. PODE AINDA FAZER POR DONATIVO À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE VILAR DO PARAÍSO. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). OBRIGADO!

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

TODOS OS SANTOS - SOLENIDADE

SALMO RESPONSORIAL 
Salmo 23 (24), 1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)
Refrão: Esta é a geração dos que procuram a vossa face, Senhor.

Do Senhor é a terra e o que nela existe,
o mundo e quantos nele habitam.
Ele a fundou sobre os mares
e a consolidou sobre as águas.

Quem poderá subir à montanha do Senhor?
Quem habitará no seu santuário?
O que tem as mãos inocentes e o coração puro,
o que não invocou o seu nome em vão.

Este será abençoado pelo Senhor
e recompensado por Deus, seu Salvador.
Esta é a geração dos que O procuram,
que procuram a face de Deus.

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

SÃO JOÃO PAULO II 🙏

Neste dia de São João Paulo II recordamos as suas palavras que continuam a ser para todos nós. 
🙏
"Não temais! Abri – mais ainda – Abri de par em par as portas a Cristo! Abri ao seu poder salvador os confins dos Estados, os sistemas económicos assim como os políticos, os vastos campos da cultura, da civilização e do progresso! Não tenhais medo! Cristo sabe bem “o que há dentro do homem”. Só Ele o sabe!"
🙏
São João Paulo II. Rogai por nós.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA

Com humildade, oração e perseverança estamos de volta às nossas atividades em mais um ano com todos os que comungarem deste espírito de missão. É o ENCONTRO com JESUS que nos move e tudo acontece por Ele e com Ele. 
O guião para o ano de 2025/2026 já se encontra publicado e os grupos de catequese que desejem implementar mensalmente uma catequese missionária podem ver em  https://www.opf.pt/infancia/
O pequeno Grupo da Paróquia iniciou neste Domingo Mundial das Missões os seus encontros e foi "notícia"!
Com Jesus e com Maria, missionários todo o dia rezando AVÉ-MARIA por todas as crianças do mundo. Sempre amigos! 

domingo, 19 de outubro de 2025

EUCARISTIA COM A CATEQUESE

Onde tudo começa é na EUCARISTIA onde Jesus nos chama pelo nome - como se cantou logo no início - e onde nos espera em cada domingo.
🕯️
A catequese tem por missão levar a este ENCONTRO com JESUS para que, a partir dele, aconteça a transformação do coração.
Está é verdadeiramente a MISSÃO em que os catequistas com a ajuda dos PAIS e de toda a comunidade se devem empenhar.
❤️
O 7° Ano de Catequese a todos acolheu com alegria e com uma palavra especial às meninas e meninos que iniciam este ano a sua caminhada de fé.
🕯️
Já em tempo de celebração do Dia Mundial das Missões o Pe. Carlos partilhou alguns episódios da sua vida de missionário para que os mais jovens fiquem com alguma "luz" sobre o significado da missão e o quanto ela tem de difícil mas também de belo e entusiasmante que vale sempre a pena. Porque em Jesus e com Jesus tudo vale a pena.
A propósito desta partilha o Diácono Celestino lançou o convite/desafio aos jovens presentes a pensarem na possibilidade de ser missionário... Que, com a ajuda do Espírito Santo, haja no futuro alguma resposta.
🙏
No final da Eucaristia o 7°Ano ofereceu a todos como lembrança significativa deste dia uma fitinha com a inscrição " PROCLAMA A PALAVRA"
📔
Então, que em cada dia, ninguém se esqueça dessa mensagem. Ver menos

sábado, 18 de outubro de 2025

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O XCIX DIA MUNDIAL DAS MISSÕES 2025

19 de outubro
(...)
Renovar a missão da esperança

Hoje, perante a urgência da missão da esperança, os discípulos de Cristo são os primeiros convocados a formar-se para serem “artesãos” de esperança e restauradores de uma humanidade, frequentemente, distraída e infeliz.

Para isso, é necessário renovar em nós a espiritualidade pascal, que vivemos em cada celebração eucarística e especialmente no Tríduo Pascal, centro e cume do ano litúrgico. Somos batizados na morte e ressurreição redentora de Cristo, na Páscoa do Senhor que marca a eterna primavera da história. Somos, pois, “gente de primavera”, com um olhar sempre repleto de esperança, a partilhar com todos, porque em Cristo «acreditamos e sabemos que a morte e o ódio não são as últimas palavras» acerca da existência humana (cf. Catequese, 23 de agosto de 2017). Por isso, do Mistério Pascal, que se realiza nas celebrações litúrgicas e nos sacramentos, tiramos continuamente a força do Espírito Santo, com o zelo, a determinação e a paciência para trabalhar no vasto campo da evangelização do mundo. «Cristo ressuscitado e glorioso é a fonte profunda da nossa esperança, e não nos faltará a sua ajuda para cumprir a missão que nos confia» (Exort. ap. Evangelii gaudium, 275). N’Ele vivemos e damos testemunho daquela santa esperança que é «um dom e uma tarefa para todo o cristão» (La speranza è una luce nella notte, Città del Vaticano 2024, 7).

Os missionários de esperança são homens e mulheres de oração, porque «a pessoa que tem esperança é uma pessoa que reza», como sublinhava o Venerável Cardeal Van Thuan, o qual, graças à força que recebia da oração perseverante e da Eucaristia, manteve viva a esperança na longa tribulação da prisão (cf. F.X. Nguyen Van Thuan, Il cammino della speranza, Roma 2001, n. 963). Não esqueçamos que a oração é a primeira ação missionária e, ao mesmo tempo, «a primeira força da esperança» (Catequese, 20 de maio de 2020).

Renovemos, pois, a missão da esperança a partir da oração, sobretudo daquela que se faz com a Palavra de Deus e, de modo particular, com os Salmos, que são uma grande sinfonia de oração cujo compositor é o Espírito Santo (cf. Catequese, 19 de junho de 2024). Os Salmos educam-nos a ter esperança no meio das adversidades, a distinguir os sinais de esperança e a ter o constante desejo “missionário” de que Deus seja louvado por todos os povos (cf. Sal 41, 12; 67, 4). Rezando, mantemos viva em nós a centelha da esperança, que foi acesa por Deus para que se torne um grande fogo, iluminando e aquecendo todos os que nos rodeiam, também através de ações e gestos concretos inspirados pela mesma oração.

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES

ORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DAS MISSÕES 2025

Pai de bondade,
faz de nós “pessoas da Primavera”,
com um olhar repleto de esperança
que possamos partilhar com todos.

Ajuda-nos a manter acesa
a chama da esperança,
para que se torne numa grande fogueira
que ilumina e aquece o nosso mundo
“sobre o qual pesam sombras tenebrosas”.

Pedimos-Te pelos missionários
que, seguindo o Teu chamamento,
partiram para outras terras
para testemunharem
o amor que nos manifestastes em Cristo.

Fazei deles e de todos nós
missionários de esperança entre os povos,
dispostos a acolher, como Ele e com Ele,
o grito da humanidade.

Nós Te pedimos isto por meio de Maria,
Mãe de Jesus Cristo, a nossa esperança.
Ámen!

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA


Os grupos da «Infância e Adolescência Missionária», presente em quase todos os países do mundo, são uma das áreas de ação das Obras Missionárias Pontifícias. A sua finalidade é suscitar nas crianças e adolescentes de todo o mundo o espírito missionário, tornando-as protagonistas na evangelização dos povos e na solidariedade. Por isso o seu lema é “Crianças ajudam e evangelizam crianças”.

Na Paróquia de Vilar do Paraíso nasceu o pequeno grupo "Sementes Missionárias" que na medida do possível tenta seguir o espírito da missão reunindo-se uma vez por mês, começando na Eucaristia, alimentando-se na Palavra e no Pão celebrando com a comunidade o ENCONTRO com JESUS.

Este ano tentaremos dar novo alento ao grupo e, para isso, CONVIDAMOS os PAIS a trazer os FILHOS, os CATEQUISTAS e o GRUPO DE JOVENS a juntarem-se a nós para descobrirem este caminho de oração, compromisso e missão e juntos levarmos por diante este belo projeto de AMOR ao próximo.
💗
10 mandamentos da criança/ adolescente missionário
A criança e o adolescente missionário:
🙏
  1. Olha o outro como irmão e vai ao seu encontro
  2. Conhece e ama Jesus, não tem vergonha de falar d’Ele e quer sentir Nossa Senhora como sua mãe
  3. Reza diariamente pelas crianças e adolescentes de todo o mundo
  4. É grato, diz sempre “obrigado”
  5. Alegra-se em dar e em receber
  6. Serve a todos com amor
  7. É generoso, mesmo quando lhe é difícil
  8. Sabe que o ser humano é mais valioso que o dinheiro
  9. Procura soluções, encontra-as e implica-se
  10. Pensa sempre nos outros

FOLHA DOMINICAL: informações e reflexões importantes para toda a comunidade

EUCARISTIA COM A CATEQUESE

Este sábado, 18 de outubro, 16h00, Capela de São Martinho, teremos a primeira Eucaristia com a Catequese neste novo Ano Ano que já se iniciou. A organização e dinamização é do 7º Ano de Catequese.
💗
CONVITE a todos os anos de CATEQUESE, Catequistas e Pais. 🙏

sábado, 11 de outubro de 2025

FOLHA DOMINICAL: informações e reflexões importantes para toda a comunidade

DOMINGO XXVIII DO TEMPO COMUM

SALMO RESPONSORIAL Salmo 97 (98), 1-4 (R. cf. 2b)
Refrão: Diante dos povos manifestou Deus a salvação.


Cantai ao Senhor um cântico novo
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória.

O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel.

Os confins da terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai.

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

REUNIÃO DE CATEQUISTAS - ENVIO

Foi no passado sábado, dia 27 de setembro, que os nossos catequistas iniciaram o ano com a celebração do Envio e Reunião Geral. 🕊️
Inspirados no lema do Plano Diocesano 25/26, “Somos um porto peregrino - Abrir caminhos de esperança!”, cada catequista assumiu o compromisso para mais um ano, juntos e com o mesmo sentido de missão! 🤝🏼 
Que seja um ano feliz, em comunidade e de construção para todos! 🩵

UMA PALAVRA DE GRATIDÃO


Neste Dia Internacional do Idoso a todos os que Deus deixou chegar a uma idade MAIOR e continuam a ser uma benção para Igreja seja a presidir às celebrações ou participando na assembleia.

Aos que já não podem celebrar ou participar em comunidade, levemos a companhia, a oração e a comunhão formas bonitas de estar e ser igreja e comunidade. 

Que Deus a todos abençoe. 🙏