CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO TELHADO DO CENTRO PAROQUIAL. CONTRIBUA PARA ESTA CAUSA PEDINDO EM QUALQUER CENTRO DE CULTO OU NO CENTRO PAROQUIAL O ENVELOPE DISPONIBILIZADO PARA O EFEITO. PODE AINDA FAZER POR DONATIVO À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE VILAR DO PARAÍSO. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). OBRIGADO!

sábado, 7 de setembro de 2024

RECURSOS PARA CAEQUISTAS

Em tempo de nos debruçarmos sobre a preparação para o início do Novo Ano de Catequese não deixemos de procurar auxiliares que se encontram disponíveis, podemos usar e adaptar a cada grupo nas comunidades em que nos inserimos e são de grande ajuda para a missão que é preciso levar por diante o ano inteiro. 

Cada catequista deve estar atento à realidade de cada catequisando e pôr em prática tudo o que melhor os leve a conhecer, amar e praticar a Palavra de Jesus. 
Importa também não esquecer que a catequese é missionária não só fora de portas, mas hoje, mais do que nunca dentro delas. Não pode, por isso, ser "morta" sem visibilidade na comunidade, na paróquia e na igreja. A catequese não é um “apêndice”, mas o maior grupo de crianças e jovens que uma paróquia tem e se deve preparar semana a semana para a celebração festiva da EUCARISTA! Encontro único e feliz de cada um com Jesus Cristo Nosso Senhor.

Porém, se a catequese não leva ao ENCONTRO de Jesus nem preparara para a novidade, beleza e descoberta do Evangelho, então  é necessário refletir, urgentemente, sobre o rumo que se quer traçar para um futuro com crianças e jovens que apenas se empenham na preparação de festas, pouco conhecem das escrituras e da liturgia que se celebra e em que a participação da Eucaristia se reduz a esses dias “especiais” e se esquece que Ele está sempre presente no Sacrário e Domingo a Domingo, como cristãos que desejamos ser devemos participar na Santa Eucaristia:  memorial do Sacrifício Redentor de Jesus Cristo para salvação do mundo.

Toda a comunidade é também responsável por acolher a catequese de alma e coração e ajudar catequistas, catequisandos, pais e outros familiares a sentirem-se parte importante de uma igreja sempre nova, dinâmica, sempre em construção e onde todos, todos, todos, devem entrar! 

Estejamos atentos, sigamos sempre com as palavras e exemplos de Cristo e  BOA MISSÃO! 

https://catechesisetfamilia.blogspot.com/p/recursos-para-catequese.html 

Sem comentários: