Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

domingo, 4 de julho de 2010

SANTA ISABEL DE PORTUGAL
4 Julho



S. Isabel, filha dos reis de Aragão, nasceu no ano 1271. Era ainda muito jovem quando foi dada em casamento ao rei de Portugal; teve dois filhos. Dedicou-se de modo singular à oração e às obras de misericórdia, e suportou infortúnios e dificuldades com grande fortaleza de ânimo. Depois da morte de seu marido, distribuiu os seus bens pelos pobres e tomou o hábito da Ordem Terceira de S. Francisco. Morreu no ano 1336, quando mediava o acordo de paz entre seu filho e seu genro.
Secretariado Nacional da Liturgia

Coimbra dedica a Santa Isabel grande devoção, sendo Padroeira da cidade. Os festejos em sua honra contam com muita animação, em programas diversificados e na promoção de alguns dos mais emblemáticos espaços da cidade. Apesar da diversidade dos festejos profanos, o ponto alto das festas continua a ser a parte religiosa, com a celebração de solenes Eucaristias e duas majestosas procissões da Rainha Santa que mobilizam milhares de fiéis.



5 comentários:

Serranita disse...

Não sei porquê tinha a idéia de as festas só realizarem de 4 em 4 anos (ou se calhar a parte profana). mariita, é sempre um prazer passear por este cantinho:)

Mariita disse...

Olá! É muito bom saber que vais espreitando as sementes...
De facto, há festas que se realizam só de 4 em 4 anos, como por exemplo em Tomar a Festa dos Tabuleiros... mas a da Rainha Santa, que eu saiba, é todos os anos. Se quiseres saber mais...
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=80406

Serranita disse...

Sim, espreito as sementinhas, alguns dias sabe tão bem!
Lembro-me da minha tia dizer qq coisa sobre isso (de não ser todos os anos). Vou espreitar o link, obrigada!

Serranita disse...

Já confirmei no google, afinal faz-se, não de 4 em 4, mas de 2 em 2 anos.

Mariita disse...

Sempre a aprender... ainda que, por amigos nascidos e residentes em Coimbra me seja dito que a Festa se faz todos os anos...
Talvez tenha é mais interiorização e menos "pompa e circunstância"... o que também é preciso...