Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

PARTILHA MISSIONÁRIA - Uma experiência a repetir

O Firmino e a Rafaela, deixam-nos a certeza de que a mensagem de João II, - “NÃO TENHAIS MEDO, ABRI AS PORTAS A CRISTO”, está a ser vivida por uma geração de jovens generosos e empenhados, que arrisca e leva o mandamento do AMOR a todas as latitudes, dizendo-nos que é possível: "GRITAR E AVANÇAR CONTRA A CORRENTE"!


Ambos foram unânimes em dizer que muito é difícil descrever todas as sensações e emoções vividas: - o medo dos primeiros dias em que só apetece “fugir”; a adaptação ao clima e à comida, com consequentes “dores de barriga";   conviver com uma cultura completamente diferente e a ausência de comodidades a que estavam habituados… parecem obstáculos intransponíveis.


Porém, tudo se isso se desvanecesse à medida que os dias passam e se inicia o processo de trabalho com as pessoas, principalmente com as crianças, cujos olhos só pedem afecto, atenção e carinho.
É assim, que mais do que as palavras, do Firmino e da Rafaela, o que transparece é a alegria de ter “embarcado” na aventura que lhes proporcionou uma experiência única, de enriquecimento pessoal e espiritual.
Assim o manifestou o Firmino quando constatou que pelo Baptismo, uma senhora a quem davam três dias de vida, “renasceu “ e continuava viva quando ele voltou.
      

Constatar que pela doação de coisa tão pouca como: abraçar, dar a mão, um sorriso ou tirar uma foto, se faz muita gente feliz.
Saber das necessidades - que são muitas - para tentar minimizar parte delas, e obter como resposta: - preciso só de sabão para lavar a roupa dos meus filhos...
Sentir raiva e impotência perante as adversidades que surgem e saber que o tempo de duração da missão é pouco para desenvolver muito trabalho, deixa uma sensação de vazio… e, por isso, fica sempre o desejo de voltar… querer fazer mais… estar lá ou noutro lado… tanto faz… Por que a Missão é em toda à parte!
 Notas importantes a sublinhar:

A organização e o carinho das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição,  http://www.confhic.com/  responsáveis por estes programas de voluntariado e que no terreno são o coração e alma da Missão;
 
O respeito a que são votadas por parte de toda a população, mesmo na Guiné, onde a religião muçulmana é maioritária;

   A importância do apadrinhamento das crianças, fonte de auxílio às despesas de alimentação e programas escolares.
Por mim nasceste, Senhor.
Nos meus caminhos deixaste a marca da Tua presença.
Por mim Te fizeste homem
E eu me deixei enamorar,
pelo caminho, pela Palavra, pelo Teu Amor.
Chegamos hoje aqui, a este pedaço de terra, com estes irmãos,
Eu e tu, lado a lado, numa mesma esperança,
Uma só vontade:
A tua, que eu desejo ardentemente seja a minha também.
Trago comigo as mãos abertas para os irmãos
E um coração que me diz o quanto sou frágil.
Junto ao peito o meu tesouro mais precioso: a tua Palavra.
Aqui estamos, meu amigo.
Para onde vamos?
Não importa.
Começa a caminhar e eu irei contigo.”

Olinda Ribeiro

Sem comentários: