Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 17 de dezembro de 2011

CELEBRAÇÃO DA LUZ

No passado sábado, 3 de Dezembro, o 3º ano esteve em festa com a Celebração da Luz. Muitas crianças, com os pais e outros familiares, encheram de alegria e luz a capela de S. Martinho.
As crianças, felizes, com a ajuda do coro cantaram: Cristo Jesus Tu me chamaste, eu Te respondo: Estou aqui! Tu me chamaste pelo meu nome,  eu Te respondo estou aqui!

Recordando o Baptismo, foram aspergidas com água benta, enquanto se cantava: Vós que fostes, baptizados em Cristo, estais revestidos da Luz, Aleluia! Aleluia!

Antes da Liturgia da Palavra, apagaram-se as luzes, para escutar, meditar e “saborear” de modo diferente Palavra de Deus.
Tema central desta Liturgia: a LUZ; com a leitura de 1Jo 2,9 -11, «Quem ama o seu irmão, permanece na luz e não há nele ocasião de pecado.» o Salmo 118: «A Vossa Palavra Senhor é Luz dos meus caminhos.»  o Evangelho: Jo 8, 12-14 «Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.» Jo 12, 35-36 « Enquanto tendes a Luz, crede na Luz, para vos tornardes filhos da Luz

"EIS A LUZ DE CRISTO"
Finalizadas as leituras, e depois de uma breve homília, proferida pelo Sr. Diácono Celestino, as crianças são convidadas a virem até junto do círio Pascal, acender a vela do Baptismo, com as seguintes palavras: Ao acenderdes as velas estais a receber a Luz do Amor de Jesus… para todos nos vermos melhor uns aos outros e nos amarmos como Ele nos ama.

Depois das velas acesas é feita a Profissão de Fé e, no final, acendem-se de novo todas as luzes da Capela, numa simbolica “explosão” de luz em que todos se sentem revestidos.
 A terminar a celebração todos cantam: Esta luz pequenina, vou deixa-la brilhar...

Que esta Luz Cristo seja o lema destas crianças. Que brilhe, de facto, nos seus Caminhos e que todos digam sempre, sem medo: TENHO A LUZ DE CRISTO! SOU DE CRISTO SOU FELIZ!

Imagens e texto: Colaboração das catequistas do 3º ano
Mais imagens em:
https://www.facebook.com/sementesdeesperanca

Sem comentários: