Catequistas, familiares e amigos - cerca de 40 pessoas - fizeram no sábado, 6 de Abril, a já tradicional caminhada desta época, para que em união com a natureza sintam o renovar da esperança na vivência da Páscoa e do caminho da fé.
Caminhar leva à proximidade do outro no plano espiritual e afetivo. Há como que uma comunhão e empatia que ajuda a vencer todos os obstáculos por mais duros que sejam.
Um sorriso, um gesto, uma palavra, uma paragem… admirar, louvar e orar. Tempo de silêncio, e de agradecer a Deus com todo o coração, as belezas infinitas que criou para a humanidade. É uma atitude interior de reconhecimento e ternura, fundamental para que o caminho se faça com alegria e serenidade.
A água, fonte de vida, imprescindível para refrescar o caminheiro sequioso e leva-lo ao fim da jornada, corre livremente pela montanha, cristalina e pura. Mostra toda a sua força e beleza na queda de revoltosas cascatas, onde o arco-íris serpenteia e faz morada. Porém, logo se detêm em serenos recantos onde é bálsamo de pés doridos e cansados.
A jornada já vai longa mas há que fazer uma paragem maior. O corpo precisa de retemperar forças e de se alimentar para poder continuar….
Caminhar e chegar ao fim da caminho traçado é o grande objetivo. Mas, se por um acaso alguém se distancia do grupo maior, será tempo de lembrar que: "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles" (Mt 18,20)
Num dia magnífico, o esplendor do Sol, tão "arredio" nesta Primavera, fez-se companheiro e amigo presente a brilhar sobre o caminho tornando-o menos agreste e, sem dúvida, muito mais luminoso!
No final do dia, à volta da mesa, foi tempo de mais alegria e confraternização entre todos os que caminharam, e também familiares que quiseram estar presentes.
Que esta experiência de cada ano, feita na partilha e na ajuda para ultrapassar as dificuldades, seja fermento de mais união entre todos, na certeza de que na vida só podemos caminhar se nos ampararmos e cuidarmos uns dos outros.
Pois, como diz o Papa Francisco:
“Guardemos Cristo na nossa vida, para guardar os outros, para guardar a criação!”.
“Guardemos Cristo na nossa vida, para guardar os outros, para guardar a criação!”.
Sem comentários:
Enviar um comentário