Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 16 de abril de 2019

DOMINGO DE RAMOS NA PAIXÃO DO SENHOR

Na Capela de S. Martinho, com  organização e dinamização de 6º e 9º catecismo e participação de toda a catequese.
Nesta celebração de Ramos, que representa a triunfal entrada de Jesus em Jerusalém, damos início à Semana Santa. Ao longo desta semana, o cristão vive a maior tristeza de todas (a morte do Mestre), mas também a maior alegria (a sua ressurreição). Não ficaremos sozinhos.
  
 
"Hossana Eh, Hossana Ah,  / Hossana Eh, Hossana Eh, Hossana Ah /
Ele é o santo, é o filho de Maria, é o Deus de Israel, é o filho de Davi. Santo é o seu nome, é o Senhor Deus do universo. Glória ao Deus de Israel, nosso rei e salvador!"
 "Ele é o Cristo, é o unificador. É hossana nas alturas, é hossana no amor. Santo é o seu nome, é o Senhor Deus do universo. Glória ao Deus de Israel, nosso rei e salvador!"
 Evangelho Lc 19, 28-40 
"A entrada de Jesus em Jerusalém, como Messias, é o anúncio e a figura da Ressurreição e, ao mesmo tempo, o anúncio da Vinda gloriosa do Senhor no fim dos tempos, para introduzir na Jerusalém do alto todos os que O seguiram na caminhada da vida."
Leitura I Is. 50, 4-7 
"Esta leitura é um dos chamados “Cânticos do Servo do Senhor”. Este Servo revela-se plenamente em Jesus, na sua Paixão: Ele escuta a palavra do Pai e responde-lhe cheio de confiança, oferecendo-Se, em obediência total, pela salvação dos homens."
LEITURA II Filip 2, 6-11 
"Esta leitura é também um cântico, mas agora do Novo Testamento, muito provavelmente em uso nas primitivas comunidades cristãs. Nele é celebrado o Mistério Pascal: Cristo fez-Se um de nós, obedeceu aos desígnios do Pai e humilhou-Se até à morte, e foi, por isso, exaltado até à glória de “Senhor”, que é a própria glória de Deus. "
Evangelho  Lc 22, 14 – 23, 56 
"São Lucas é evangelista especialmente culto, pois que, segundo a tradição, era médico, e muito atento a circunstâncias mais significativas da sensibilidade dos participantes da Paixão do Senhor, como na referência às mulheres que desde a Galileia O tinham acompanhado e Lhe saíram ao encontro no caminho do Calvário e O seguiram até à hora da sua morte; é ele o único que refere o suor de sangue na agonia de Jesus, como também a oração do bom ladrão na cruz e o perdão que em resposta o Senhor lhe oferece. Ele é, de facto, o evangelista da misericórdia de Jesus." 
 
Oração Universal
Para que aqueles que não sabem perdoar escutem Jesus, que, na hora da agonia, pediu ao Pai o perdão para os seus algozes,  oremos, irmãos.
 
Por proposta da nossa diocese, nesta quaresma estamos à procura de um porto de misericórdia e de paz. Esse porto é Deus. Para isso, somos convidados a pôr em prática o jejum, a esmola e a oração. Este ofertório simbolizará cada uma dessas práticas. 
E assim celebramos este Domingo de Ramos, vivendo a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e  os passos da via-dolorosa para o Calvário. Meditando em todos este acontecimentos, pedimos ao Senhor que não nos abandone, que aumente a nossa fé e nos faça chegar também, pela pela sua ressurreição, às alegrias do reino que esperamos. 

Sem comentários: