Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 19 de abril de 2019

QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA (CEIA DO SENHOR)

Igreja Paroquial de S. Pedro de Vilar do Paraíso 
ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Gal. 6, 14 
Toda a nossa glória está na cruz 
de Nosso senhor Jesus Cristo. 
N’Ele está a nossa salvação, vida e ressurreição. 
Por Ele fomos salvos e livres. 
 
 
 
LEITURA I Ex 12, 1-8.11-14 
Jesus é o verdadeiro Cordeiro pascal que, na sua Paixão, realiza a verdadeira e definitiva libertação do povo de Deus. A Eucaristia é o memorial da sua Paixão; Jesus tomou para sacramento deste memorial precisamente a ceia pascal do Antigo Testamento, mas dando-lhe sentido novo, fazendo-nos assim compreender que a Páscoa antiga encontra a consumação perfeita na sua Páscoa. Como o povo de Deus do Antigo Testamento repetia a ceia pascal em memória da sua passagem do Egipto para a Terra Prometida (a Páscoa antiga), assim agora o povo do Novo Testamento celebra a Eucaristia em memória da Morte e Ressurreição de Jesus (a Páscoa Nova), em que se realiza a passagem deste mundo para o Pai. 
 
  
 LEITURA II 1 Cor 11, 23-26 
Na última Ceia, Jesus instituiu a Eucaristia e entregou-a à sua Igreja, para que, na Eucaristia, a Igreja encontrasse, até ao fim dos tempos, quando Ele vier, o memorial da sua Páscoa, isto é, da sua passagem deste mundo para o Pai, pela Morte à Ressurreição. Esta leitura é a mais antiga narração chegada até nós da instituição da Eucaristia pelo Senhor, e da sua celebração pela Igreja, neste caso, na Igreja de Corinto. 
 EVANGELHO Jo 13, 1-15 
«Amou-os até ao fim» 
A leitura situa-nos em plena celebração da última Ceia. Jesus ao lavar os pés aos discípulos, revela o verdadeiro sentido da sua missão, que é o de Ele ser o Servo, servindo até dar a vida, em obediência ao Pai, para salvação dos homens. Foi assim que Ele amou até ao fim, e nos ensinou a fazermos o mesmo uns aos outros, como Ele fez aos seus discípulos. O lava-pés dá-nos o sentido profundo da Morte de Jesus: um serviço de amor em favor dos seus. E este sentido continua a ser-nos ainda recordado sempre que celebramos a Eucaristia. 
 
  ANTÍFONA I cf. Jo. 13, 4.5.15 
Para nos dar exemplo, o Senhor levantou-Se da mesa 
e começou a lavar os pés aos seus discípulos. 
 
 
 
 
ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. 1 Cor 11, 24.25 
Isto é o meu Corpo, entregue por vós; 
este é o cálice da nova aliança no meu Sangue, 
diz o Senhor. 
Fazei isto em memória de Mim. 
 
 
 
 
 Rezar a Palavra
Senhor Jesus, Pão vivo descido do céu, corpo entregue no amor e derramado em generosidade por nós, ensina-nos a viver de ti, do teu amor. Mostra-nos o caminho da entrega e a alegria que brota da vida gasta por todos. Faz-nos eucaristia para os outros, transforma as nossas vidas em pão repartido pelos pobres e famintos. Transfigura-nos para sermos como tu alimento que permanece até à vida eterna.
Textos:

Sem comentários: