CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO TELHADO DO CENTRO PAROQUIAL. CONTRIBUA PARA ESTA CAUSA PEDINDO EM QUALQUER CENTRO DE CULTO OU NO CENTRO PAROQUIAL O ENVELOPE DISPONIBILIZADO PARA O EFEITO. PODE AINDA FAZER POR DONATIVO À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE VILAR DO PARAÍSO. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). OBRIGADO!

domingo, 13 de março de 2022

D. JOSÉ ORNELAS NOVO BISPO DE LEIRIA-FÁTIMA

O novo bispo de Leiria-Fátima afirmou hoje que não se pode confundir nacionalismos com religião e deseja que o acolhimento de refugiados ucranianos seja um “laboratório” de construção de um mundo melhor.

“Espero que com os ucranianos que chegam vão chegar, tanto ortodoxos como católicos, nos demos todos muito bem e que este seja um laboratório, para eles e para nós, construirmos um mundo melhor”, afirmou D. José Ornelas.

Em declarações aos jornalistas após a cerimónia de tomada de posse, na Sé de Leiria, o novo bispo diocesano alertou para o perigo de confundir “nacionalismo com a fé de cada um”.

O bispo de Leiria-Fátima comentou o facto da Igreja Ortodoxa Russa não se demarcar da invasão à Ucrânia por tropas russas referindo que “isso é complicado” e lembrando essa é uma das “dores grandes do Papa” Francisco.

“Se Deus é o Deus de todos, não nos pode por à bulha. As guerras não vêm da fé, não podem vir da fé, são uma negação da fé. Quando quero impor a fé e o meu modo de ver aos outros, dou cabo do caminho que temos de fazer juntos”, afirmou.

D. José Ornelas desafiou a encontrar critérios que permitam “o acolhimento para sarar as feridas que esta a guerra está a provocar”, sublinhando que não se pode atribuir a Deus ou a Maria “qualquer espécie de ódio”

“É preciso que Maria, de Fátima, mais de Jesus e Mãe da Igreja, nos ensine a encontrar caminhos de fraternidade e de paz. E essa é a mensagem que Fátima continua a trazer, de paz para o mundo”, sublinhou.

Em declarações aos jornalistas, D. José Ornelas disse também que “é uma feliz coincidência” iniciar o ministério em na Diocese de Leiria-Fátima no dia do aniversário da eleição do Papa Francisco.

O Papa veio trazer para a Igreja trazer uma lufada de ar fresco, dizer o que é sempre a mensagem do Evangelho noutro tom”, afirmou.
José Ornelas tomou hoje posse como sexto bispo da Leiria-Fátima, sucedendo a D. António Marto, que liderou a diocese desde 2006.

Sem comentários: