CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO TELHADO DO CENTRO PAROQUIAL. CONTRIBUA PARA ESTA CAUSA PEDINDO EM QUALQUER CENTRO DE CULTO OU NO CENTRO PAROQUIAL O ENVELOPE DISPONIBILIZADO PARA O EFEITO. PODE AINDA FAZER POR DONATIVO À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE VILAR DO PARAÍSO. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). OBRIGADO!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

VIDA CONSAGRADA NO CORAÇÃO DA EVANGELIZAÇÃO



ORAÇÃO

Senhor Jesus, que nos chamaste
para Te seguirmos de mais perto,
vivendo para o Pai e os irmãos,
dá-nos a graça de trabalharmos no Teu Reino
com a audácia dos Apóstolos,
o fogo dos Profetas,
a têmpera dos Mártires,
o zelo ardente dos Fundadores
e a alegria dos verdadeiros amigos de Deus.
Que o Teu Espírito nos faça
dóceis à Palavra inspiradora,
atentos  aos sinais dos tempos,
servidores da vida que o Pai deseja para toda a criatura.                          
Pela intercessão puríssima de Maria,
Estrela da Evangelização.
Ámen.


Guiões de Oração em
http://www.ecclesia.pt/semanadoconsagrado2012/

CCA - 5ª CONFERÊNCIA * SOBRE COMUNICAÇÃO E FAMÍLIA-DESAFIOS DE SEMPRE


Dia 31 de Janeiro, terça-feira, realiza-se a última conferência do 1º Ciclo de Conversas Amplas, e terá lugar no Grupo Dramático de Vilar do Paraíso. Orador: Júlio Magalhães,  jornalista e escritor, bem conhecido de todos.

domingo, 29 de janeiro de 2012

D. ANTÓNIO COUTO - NOVO BISPO DE LAMEGO

D. António José da Rocha Couto, 59 anos, natural de Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses, é o  novo bispo da Diocese de Lamego.
A Solene Pontifical de tomada de posse começou hoje, 29 de Janeiro, pelas 16h00, com a Procissão de entrada, que se iniciou nos Claustros da Igreja Catedral.
D. António é distinto membro da Sociedade Missionária da Boa Nova foi nomeado bispo auxiliar de Braga, em 2007, tendo sido designado bispo titular de Lamego, por Bento XVI, em Novembro de 2011.
O novo bispo de Lamego foi reitor do Seminário do Seminário da Boa Nova, de Valadares, de 1996 a 2002, ano em que foi eleito Superior Geral Sociedade Missionária da Boa Nova.
Durante esses anos colaborou activamente com a nossa paróquia, celebrando Eucaristias e participando em Conferencias e Seminários.
Esta semana, apesar dos muitos afazeres ditados pela tomada de posse como bispo, não recusou o convite da Equipa da Pastoral Familiar,  para  uma Conferência, em que os vilarenses tiveram, mais uma vez, o privilégio de escutar as suas sábias palavras.
Pela amizade e por todo o testemunho que sempre nos deu, um grande bem-haja  da Paróquia de S. Pedro de Vilar do Paraíso, a D. António. Muitas felicidades para a nova jornada e o nosso abraço amigo em Cristo Jesus.

OLHAR (ES) SOBRE A SAÚDE NA FAMÍLIA: CCA 2ª CONFERÊNCIA

“A sabedoria faz-se encontrar aos que a procuram”
A segunda conferência do ciclo de conversas amplas teve lugar nas instalações da ACRAV e teve como temática a saúde na sua transversalidade a toda família, desde a gravidez da mãe à doença dos avós (da obstetrícia à gerontologia).
A conferência foi aberta pelo Sr Pe Zé Manel que reeditou as três palavras-chave mencionadas por si na 1.ª conferência (Austeridade, Esperança e Troika), também sobejamente adequadas ao tema da saúde. Qualquer ida ao médico nos relembra a austeridade, aconselhando-nos sobriedade na comida e algum exercício físico, austeridade que nos é pedida, mas sempre legitimada pela esperança de melhorar a saúde, também com ajuda de alguns medicamentos.
Apresentado o currículo de vida da Dra Rosário Rodrigues, carinhosamente tratada pelos que têm o privilégio de com ela privar mais próximo, por Dra Rosarinho, deu início à sua exposição, de forma muito simples, serena, sabedora e com “alma”.
Na sua condição de técnica e de cristã deu testemunho da sua vivência familiar.
Falou-nos das preocupações familiares, e especialmente das mães no período pré natal, mesmo antes da própria concepção, com a saúde, fazendo análises, cuidando de uma alimentação saudável, etc, até ao momento em que esses cuidados se vão esvanecendo com o crescimento dos seus filhos e com o envelhecimento e sofrimento dos seus anciãos.
Toda a exposição trespassada por passagens do Evangelho onde Jesus, para quem o Pai escolheu uma família para se manifestar ao mundo, demonstra a sua sensibilidade para com a doença.
A conferência teve o mérito, não de dizer muito do que, provavelmente, já todos não soubéssemos e muitos de nós já não experienciássemos, pois estes temas da saúde, da doença e da morte (esta cada vez menos) são tratados pelos diversos meios de comunicação (e nós que vemos ouvimos e lemos não poderemos ignorar!), mas sobretudo da serenidade, da clareza, da espiritualidade e, de modo particular, do olhar humano e cristão sobre a saúde, integrando nela toda a família.
Quanto deste olhar falta a tantos “técnicos” da medicina!
Um agradecimento especial à Dra Rosário Rodrigues por todo o seu testemunho. 
Aguçou-nos o apetite para explorar tantos subcapítulos dentro deste capítulo tão vasto da saúde assim entendida na sua integralidade!

(Este ciclo de conferências insere-se na comemoração dos 
50 anos do Concílio Vaticano II)
CR

CICLO DE CONVERSAS AMPLAS -1ª CONFERÊNCIA "VISTA" PELA CONCEIÇÃO ROCHA

 Igreja de S. Pedro de Vilar do Paraíso - Santas Mães, Arte e Devoção
19.01.2012


“ A sabedoria faz-se encontrar aos que a procuram”

No dia 18 p.p teve início a primeira de um ciclo de conferências com a designação de “conversas amplas”, que vão decorrer ao longo deste mês de janeiro, preparado e dinamizado por um grupo de casais da pastoral da família, da nossa comunidade.

A noite bem fria (como convém a um bom mês de janeiro) não foi impedimento a que se reunisse uma assembleia interessada e disponível para aprender.

O Sr Pe Zé Manel fez a abertura da conferência lembrando-nos três palavras-chave atualmente muito usadas na sociedade civil – austeridade, esperança e troika. Estas palavras-chave também têm eco na comunidade cristã, embora com outras densidades: Austeridade é uma das palavras mais evangélicas; é uma das palavras integrantes do sermão da montanha, que não se vive sem Esperança e com a ajuda de uma Trindade Santa - Pai, Filho e Espírito.

E porque a conferência se centrava na arte sacra e na iconografia, antes de se iniciar o tema da conversa entoou a Avé-Maria de Schubert nas paredes graníticas do templo, na voz cristalina da professora Ana Barros, primorosamente acompanhada ao piano pelo jovem e talentoso Fernando Pimenta (filho do Professor Joaquim Pimenta e da Dra Luísa, um dos casais responsável por este ciclo de conversas amplas)

Muito adequado, não só porque também é arte, mas porque se seguia a explanação do Professor Joaquim Pimenta subordinada ao tema das “Santas Mães, Arte e Devoção”.

Uma exposição simples, clara, iniciando o seu enquadramento no Antigo Testamento, dele evidenciando algumas mães e os seus conflitos interiores, como Rebeca, mãe de Jacob; a filha de Levi, mãe de Moisés; Ana, mãe de Samuel; a mãe dos sete macabeus e finalmente o grande realce para Maria e sua mãe - Santa Ana – a mestra que em sabedoria soube educar Aquela que seria a escolhida por Deus para mãe de Jesus.

Chegados ao ponto da conversa sobre a imagem das Santas Mães, com relevo para a da nossa igreja, percebemos que jamais poderemos olhar para uma imagem sacra da mesma forma. Olhamos agora não só para a imagem, mas sobretudo vemos através dela muito do que nos pode contar. Repararemos nas expressões, nos olhares, na postura ou nos gestos.

No final daquela “conversa ampla”, saímos enriquecidos e despertos para outro olhar.


sábado, 28 de janeiro de 2012

EUCARISTIA COM A CATEQUESE - HOJE, 28 DE JANEIRO, 16H00, CAPELA DE S. MARTINHO


Vamos celebrar a Eucaristia, a nossa maior festa de encontro com Jesus.
Organização do 8º. e 4º ano de Catequese.

DOMINGO IV DO TEMPO COMUM - Ano B

EVANGELHO Mc 1, 21-28
«Ensinava-os como quem tem autoridade»
O ensino de Jesus reveste-se de autoridade única, porque Ele é o Filho, Enviado de Deus, e, por isso, as suas palavras são a própria Palavra de Deus. Ele é realmente o Profeta por excelência. Para os escribas, que ensinavam as Escrituras, a autoridade vinha-lhes das mesmas Escrituras e da tradição; para Jesus a autoridade vem-lhe de Ele ser o Filho de Deus e seu Messias. Para o manifestar, Jesus expulsa o demónio, mostrando assim que o poder demoníaco cessa diante do seu poder. Ele é “o mais forte”, como noutra passagem se diz.

Secretariado Nacional da Liturgia

RÁPIDAS MELHORAS PARA A TERESA

A nossa jovem catequista Teresa Andrade, encontra-se doente. Mas a fé e coragem da Teresa, são a melhor força para lutar e recuperar totalmente.  Estamos com a Teresa, rezando a Deus pelas suas rápidas e completas melhoras. Desejamos que volte muito em breve para junto da sua família e venha, também,  dar um beijinho aos "seus" aos meninos da catequese.
Força Teresa!

AMAR É... PARTILHAR

Celebra-se no domingo, 29 de Janeiro, a «Jornada Mundial dos Doentes de Lepra», fundada por Raoul Follereau em 1954. Tema para a 59ª Jornada 2012: «Faz da tua vida algo que valha».
O Vaticano publicou uma mensagem do Papa por ocasião desta data, intitulada «Na luta contra a doença de Hansen, pedimos o compromisso de todos os homens de boa vontade».

http://www.combonianos.pt/cgi-bin/getfromdb.pl?menu=EkFyEAypuFGjDvludn#EFkZyyAu

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

REZEMOS PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Transformados pelo amor persistente de Deus
Esta é a vitória, nossa fé ( Cf 1 Jo 5,4)


Neste dia concentramos  a nossa atenção no amor persistente de Deus. O mistério pascal revela a firmeza desse amor, chama-nos a todos a um novo caminho de fé. Essa fé supera o medo e abre  os nossos corações ao poder do Espírito. Tal fé chama-nos à amizade com Cristo e consequentemente, à amizade de uns com os outros. Independentemente das diferenças de cada igreja cristã, em Cristo, somos irmanados e, com Ele, caminhamos ao encontro de Deus nosso Pai. Rezemos, para que essa unidade se realize em toda a plenitude, no amor do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

sábado, 21 de janeiro de 2012

DOMINGO III DO TEMPO COMUM - Ano B

SALMO RESPONSORIAL Salmo 24 (25), 4bc-5ab.6-7bc.8-9 (R. 4a)
Refrão: Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos.

Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos,
ensinai-me as vossas veredas.
Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me,
porque Vós sois Deus, meu Salvador.

Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias
e das vossas graças, que são eternas.
Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemência,
por causa da vossa bondade, Senhor.

O Senhor é bom e recto,
ensina o caminho aos pecadores.
Orienta os humildes na justiça
e dá-lhes a conhecer os seus caminhos.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ELE MORA AQUI!

No meu imaginário infantil, colocava Jesus “apenas” no céu, rodeado de jardins com flores e frutos de variadíssimas cores e sabores, onde, um dia, quando eu para lá fosse, me deliciaria a cheirar e provar tanta maravilha…
Com o tempo, “racionalizei” este imaginário. “Coloquei” Jesus mais perto de mim e passei a admirar jardins mais terrenos, que o mundo criado por Deus me mostra em cada dia.
Hoje, passeando e apreciando a beleza que a natureza me oferece, observo que o tempo está maravilhoso!
As manhãs e noites um pouco gélidas, é certo, mas que não beliscam a luminosidade ao nascer e ao pôr-do-sol e como ela matiza o céu entre o amarelo, vermelho, rosa e lilás, tornando-a irresistivelmente linda!
Não sei porque deram um nome masculino a esta estação do ano, pois se as cores têm género, então as cores do Inverno, tal como as da Primavera, são femininas, levando-me a pensar que é uma homenagem de Deus a todas as mulheres.
Olho o céu, curvo-me perante tanta beleza, e agradeço a Deus por me deixar contemplar todo este esplendor!
Deixo para trás o meu imaginário de criança e detenho-me a pensar num outro tempo e no Evangelho desta semana, (Jo 1, 35-42), na pergunta dos discípulos: «Rabi – que quer dizer ‘Mestre’ – onde moras
E concluo: neste que é o “meu” tempo, não há qualquer razão para questionar Jesus… O meu coração diz-me que este é o céu, e, sem dúvida, Ele mora aqui!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CCA - SEGUNDA CONFERÊNCIA, 20 de Janeiro, 21h30, Sede da Acrav

SANTAS MÃES-ARTE E DEVOÇÃO

Tal como tem sido amplamente anunciado, iniciou-se ontem, na Igreja Paroquial,  o 1º. Ciclo de Conversas Amplas, organizado pela Equipa da Pastoral  da Familia.

 A primeira Conferência, Santas Mães - Arte e Devoção (Iconografia das Santas Mães; súmula de conceitos na peça escultórica da Igreja de S. Pedro de Vilar do Paraíso: o papel da mãe na família e na formação vocacional dos filhos…) despertou grande interesse e foi apresentado pelo Professor Joaquim Alberto Pimenta.

Assembleia numerosa, interessada e interventiva.

Momento musical muito bonito, com a Professora Ana Barros, que interpretou Avé Maria Schubert, acompanhada ao órgão por Fernando Pimenta.


A terminar a Conferencia, Pároco e Equipa da Pastoral da Família agradecendo ao Sr. Professor Pimenta.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

SALMO RESPONSORIAL Salmo 39 (40), 2.4ab.7-8a.8b-9.10-11 (R. 8a.9a)

Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade.



Esperei no Senhor com toda a confiança
e Ele atendeu-me.
Pôs em meus lábios um cântico novo,
um hino de louvor ao nosso Deus.

Não Vos agradaram sacrifícios nem oblações,
mas abristes-me os ouvidos;
não pedistes holocaustos nem expiações,
então clamei: «Aqui estou».

«De mim está escrito no livro da Lei
que faça a vossa vontade.
Assim o quero, ó meu Deus,
a vossa lei está no meu coração». 

«Proclamei a justiça na grande assembleia,
não fechei os meus lábios, Senhor, bem o sabeis.
Não escondi a justiça no fundo do coração,
proclamei a vossa bondade e fidelidade».

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

DOMINGO II DO TEMPO COMUM - Ano B

«Foram ver onde morava e ficaram com Ele»
Jo 1, 35-42

Jesus vem ao mundo. A sua vinda é dom gratuito, que quer ser aceite pelos homens. De facto, se muitos O não reconheceram, outros O procuraram e ficaram junto d’Ele. A alguns, o Senhor chama-os a segui-l’O, de mais perto, para o serviço em favor do seu reino e da salvação dos homens. Este chamamento exige, por vezes, transformação profunda na vida: a Simão até o nome lhe foi mudado.

Secretariado Nacional da Liturgia

CELEBRAÇÕES DA CATEQUESE

 ENTREGA DA BÍBLIA
4º Ano de Catequese 
sábado, 14 de Janeiro, 10h30, Capela de S. Martinho
Celebração para Catequizandos e Pais


A tua Palavra ensina-me a amar a verdade e evitar a mentira;
A tua Palavra ensina-me a amar até às últimas consequências;
A tua Palavra ensina-me a manter o coração limpo e puro;
A tua Palavra ensina-me a procurar a justiça entre os homens.
A palavra de Deus é vida, a Palavra de Deus é amor!

Mantém o meu coração firme no projecto da Tua Palavra;
Que a tua Palavra seja sempre a alegria do meu coração;
Que eu me incline sempre a guardar os teus mandamentos;
E que procure nos teus mandatos o caminho da salvação.
A Palavra de Deus é vida, a Palavra de Deus é amor!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

FAMÍLIA em Reflexão - 1º Ciclo de Conversas Amplas

Somos verdadeiramente pessoas quando procuramos a sabedoria. E a sabedoria é permanente diálogo, escuta e meditação da realidade da nossa existência. A sabedoria inspira a vida, dá saúde à alma... E aqueles que amam a sabedoria são amados por Deus.
Assim, a nossa paróquia, através da Equipa da Pastoral Familiar, organiza um CICLO DE CONVERSAS AMPLAS, com a temática, abrangente e sempre aberta, da Família. Todos somos convidados!

Voltamos à Catequese...


Depois das festas natalícias e ano novo, damos as boas-vindas a catequistas, catequizandos e pais.
Eis-nos de volta ao 2º período de catequese, que iniciamos com renovada esperança e alegria, já no passado fim-de-semana.
É um novo tempo, a continuação de uma caminhada a que nos propomos, sem medo, com muita oração, sempre abraçados ao ideal de Cristo Jesus, todos os obstáculos serão vencidos.


Tenhamos fé!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Virão adorar-vos, Senhor, todos os povos da terra


SALMO RESPONSORIAL Salmo 71 (72), 2.7-8.10-11.12-13 (R. cf. 11) 
Refrão: Virão adorar-Vos, Senhor, todos os povos da terra.
 
Ó Deus, concedei ao rei o poder de julgar
 e a vossa justiça ao filho do rei.
Ele governará o vosso povo com justiça
e os vossos pobres com equidade.

Florescerá a justiça nos seus dias
e uma grande paz até ao fim dos tempos.
Ele dominará de um ao outro mar,
do grande rio até aos confins da terra.

Os reis de Társis e das ilhas virão com presentes,
os reis da Arábia e de Sabá trarão suas ofertas.
Prostrar-se-ão diante dele todos os reis,
todos os povos o hão-de servir. 

Socorrerá o pobre que pede auxílio
e o miserável que não tem amparo.
Terá compaixão dos fracos e dos pobres
e defenderá a vida dos oprimidos.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

É NATAL! É NATAL! Sempre que alguém quiser.

Quando tu deres sem condição a quem te procura
Quando vestires de luz e cor o olhar

É Natal em ti, Natal em mim, Natal em todos!
Dá-me a tua mão e vamos cantar.”


É Natal! É Natal! Sempre que alguém quiser.
É Natal! É Natal! Num momento qualquer…
Olha em redor, gente que espera por ti
É Natal! É Natal! Se houver amor em mim!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

RECORDANDO O NATAL...

Em tempo de festejar os Reis, recordamos a Eucaristia celebrada no dia 17 de janeiro de 2011, onde as crianças  e jovens, acompanhados de pais e catequistas, viveram já a ternura do nascimento do Menino Jesus.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012