Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

domingo, 29 de janeiro de 2012

OLHAR (ES) SOBRE A SAÚDE NA FAMÍLIA: CCA 2ª CONFERÊNCIA

“A sabedoria faz-se encontrar aos que a procuram”
A segunda conferência do ciclo de conversas amplas teve lugar nas instalações da ACRAV e teve como temática a saúde na sua transversalidade a toda família, desde a gravidez da mãe à doença dos avós (da obstetrícia à gerontologia).
A conferência foi aberta pelo Sr Pe Zé Manel que reeditou as três palavras-chave mencionadas por si na 1.ª conferência (Austeridade, Esperança e Troika), também sobejamente adequadas ao tema da saúde. Qualquer ida ao médico nos relembra a austeridade, aconselhando-nos sobriedade na comida e algum exercício físico, austeridade que nos é pedida, mas sempre legitimada pela esperança de melhorar a saúde, também com ajuda de alguns medicamentos.
Apresentado o currículo de vida da Dra Rosário Rodrigues, carinhosamente tratada pelos que têm o privilégio de com ela privar mais próximo, por Dra Rosarinho, deu início à sua exposição, de forma muito simples, serena, sabedora e com “alma”.
Na sua condição de técnica e de cristã deu testemunho da sua vivência familiar.
Falou-nos das preocupações familiares, e especialmente das mães no período pré natal, mesmo antes da própria concepção, com a saúde, fazendo análises, cuidando de uma alimentação saudável, etc, até ao momento em que esses cuidados se vão esvanecendo com o crescimento dos seus filhos e com o envelhecimento e sofrimento dos seus anciãos.
Toda a exposição trespassada por passagens do Evangelho onde Jesus, para quem o Pai escolheu uma família para se manifestar ao mundo, demonstra a sua sensibilidade para com a doença.
A conferência teve o mérito, não de dizer muito do que, provavelmente, já todos não soubéssemos e muitos de nós já não experienciássemos, pois estes temas da saúde, da doença e da morte (esta cada vez menos) são tratados pelos diversos meios de comunicação (e nós que vemos ouvimos e lemos não poderemos ignorar!), mas sobretudo da serenidade, da clareza, da espiritualidade e, de modo particular, do olhar humano e cristão sobre a saúde, integrando nela toda a família.
Quanto deste olhar falta a tantos “técnicos” da medicina!
Um agradecimento especial à Dra Rosário Rodrigues por todo o seu testemunho. 
Aguçou-nos o apetite para explorar tantos subcapítulos dentro deste capítulo tão vasto da saúde assim entendida na sua integralidade!

(Este ciclo de conferências insere-se na comemoração dos 
50 anos do Concílio Vaticano II)
CR

Sem comentários: