Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 19 de março de 2012

DIA DE S. JOSÉ - DIA DO PAI


Uma vela entre José e Jesus ilumina a confiança e a ternura
Porque é que esta imagem nos impressiona ao primeiro olhar? Sem dúvida do claro-escuro, que cria um ambiente de intimidade e meditação. A única fonte de luz, a vela, simplifica a cena ao separar o essencial do acessório. Na sombra, as sandálias e a túnica simples mostram-nos a humildade dos personagens; as ferramentas e as aparas de madeira dizem muito do duro labor do carpinteiro, curvado pela tarefa.
Mas a luz atrai a atenção para o essencial: a troca de olhares entre o velho e a criança, dado que o quadro quer ser em primeiro lugar uma meditação sobre as idades da vida. O que repousa nestes olhares? No pai, uma benevolência plena de gravidade; a responsabilidade pela criança e pela sua proteção marcaram sulcos no seu rosto. Na criança, a confiança e a admiração.

Sem comentários: