Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 20 de março de 2013

RETIRO DO 7º E 8º ANOS DE CATEQUESE

Com início marcado para as 9h00, decorreu no passado sábado, o retiro dos adolescentes do 7º e 8º anos de catequese, no seminário da Boa Nova em Valadares.
Bem cedo, e em pequenos grupos que totalizou 40 presenças, os jovens foram chegando e este simpático grupo foi o mais madrugador!
A dinâmica de acolhimento, inventada pelo catequista Conceição, criou o ambiente próprio à apresentação de cada um.
 Um pequeno fio... outro pequeno fio... deram lugar a uma corda (trança), símbolo da união entre o grupo e que nos acompanhou durante o retiro.
 Dois jovens levaram o nosso símbolo para a Igreja, e foi colocado em local bem visível.
Antes dos trabalhos fomos cumprimentar Jesus, e estivemos em oração durante alguns minutos na Igreja do seminário.
Já na sala, e com a preciosa ajuda da Ercília, começamos por "aquecer" as vozes. E cantando, alegramos o dia!
A Conceição deu-nos a introdução ao tema - Quaresma -  que iria ser aprofundado pelo Jaime, seminarista moçambicano, que se encontra na Boa Nova.
O Pedro fez a leitura do Evangelho Mateus 4, 1-11 (Tentações de Jesus), a partir do qual o Jaime nos foi desenrolando toda a temática desta dia.
Jovens atentos e interessados, ouviram que: Retiro é Retirar-se... Sair para... não significando hoje que tenhamos de ir para o deserto, propriamente dito, mas que devemos sair do barulho, da confusão, do ruído, distanciar-nos do mundo e procurar o silêncio para que possamos estar em intimidade com Deus.
Livrar-nos de maus pensamentos e acções. Não pensar tanto em ter muitas coisas: como riqueza ou poder… porque nada disso nos traz a felicidade. A nossa vida requer simplicidade e o espírito não é alimentado por coisas materiais.
“Porque nem só de pão vive o homem”, assim diz Jesus que nos indica que o Pão, o Pão da verdadeira vida é a Palavra de Deus. Só ela nos fortifica para vencer todas as tentações do mundo.
Um dos momentos de convívio e confraternização no exterior, para descontrair e respirar o ar puro que ainda se sente à volta do seminário.
 
Sacramento da Reconciliação, preparado com o calor emanado da lenha que ardia no fogão, a música de fundo, as imagens, as palavras...
 ... e, principalmente o silêncio que cada um fez no seu coração, reflectido e propiciando um bom exame de consciência.
 A palavra final do Rev. Padre Zé Manel,  a oração em conjunto e o cântico, terminaram momento extremamente importante neste dia.
 
 Hora de almoço! E que bom que estava! 
 De volta aos trabalhos, dividiram-se os jovens em 4 grupos, para reflectir sobre as perguntas:
O que é a Quaresma? O que me pede Deus nesta Quaresma?
Cada um escolheu o lugar que lhe pareceu mais adequado...
 Juntos aprofundaram, reflectiram e responderam às questões colocadas.
A "plateia" expectante e em silêncio, para escutar a reflexão feita por cada grupo
 ... partilhada por cada um dos "porta-voz" eleitos.
A catequista Conceição e o seminarista Jaime, atentos ao que ia sendo dito...  No final, a Conceição elaborou uma síntese da reflexão que os grupos fizeram e que levaram para partilhar na Eucaristia.
O encontro terminou com um grande lanche que os pais trouxeram aos filhos e que partilharam com todos os catequistas.
Um grande bem-haja aos pais!

Sem comentários: