Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Quinta-feira da Espiga: tradição e espiritualidade


A origem da tradição não é conhecida por todos. Até pode parecer estranha para muitos. É, entretanto, uma tradição bastante comum no Centro e Sul do país, tendo no Norte uma outra com a mesma origem, mas que se centrou no Maio ou na Maia, flor amarela ou branca que embeleza os ramos das giestas e perfuma os outeiros, em tempo primaveril. Nela se celebra a primavera e se consagra a natureza.
...
Foi assim a quinta-feira da espiga, ligada à Ascensão do Senhor, em muitos lugares dia santificado, portanto de preceito, quarenta dias depois da Páscoa, a festa da primavera. Em muitas terras não se trabalhava, dia mais dado à contemplação e ao louvor. O Senhor subiu ao céu, para Sua glória e dos campos vinham, sobretudo, as espigas e as flores que O louvavam e enalteciam. Procedia-se a uma dádiva, não só porque os campos davam as primeiras, mas sobretudo porque a Ele pertenciam todos os produtos. O Senhor "subiu" e para Ele "subiam" os primeiros rebentos, já que a primavera era prometedora.

Sem comentários: