Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 24 de janeiro de 2015

RECORDANDO O NATAL DE 2014

CONCURSO DE PRESÉPIOS: o que faltava dizer... 
Eucaristia com a Catequese de 10 de janeiro
No início de um novo ano e de um novo período, impõe-se encerrar mais uma edição do concurso de presépios, neste caso, a 5ª. Na verdade, nunca se esgota a necessidade de olhar para o presépio. Afinal, tem sempre as mesmas figuras, tem sempre o mesmo apelo de desvalorização da materialidade, tem sempre a mesma doçura, tem sempre o mesmo silêncio, tem sempre o mesmo repto: o essencial, que não se vê, está aqui. 
Totalizamos quarenta e quatro presépios, mais do que os da última edição, trinta e nove. Curiosamente, a dinâmica dos presépios coincidiu com a da diocese, que consistiu na recolha de fotografias de famílias dos nossos catequistas e catequizandos, e a conhecida campanha do advento de âmbito paroquial. No entanto, a todas conseguimos dar uma resposta, prova de que a disponibilidade é o requisito básico para deixar obra e de que o tempo, afinal, sempre se ajusta ao tamanho dos nossos sonhos.  
Este ano o secretariado dividiu os presépios em dois grupos: aqueles que foram construídos por alguns grupos de catequese e os elaborados por alguns catequizandos. 13 grupos fizeram um presépio e chamaremos ao altar um representante de cada um para receber uma menção honrosa. Agradecemos muito o trabalho de todos. 
 
T1C - 1º ano tarde
T1A e T1B - 1º ano manhã
T2A - 2º ano tarde (sala S. Vicente)
T2C - 2º ano manhã (sala S. Vicente)
T3C - 3º ano S. Caetano 
T3D - 3º ano Ilha
T3A e T3B - 3º ano S. Martinho
T4B - 4º ano (4º feira)
T6AB T6B - 6º ano
T8A - 8º ano
T9C - 9º ano Ilha
T9A - 9º ano S. Martinho
T10A - 10º ano 
Com muita dificuldade, o secretariado selecionou, dos 31 presépios individuais, 6 que se destacaram pelo trabalho e pela criatividade. O secretariado gostou muito do facto de a maioria dos presépios serem feitos com base em material reciclado. 
Chamaremos cada premiado ao altar. 
1º Mariana e Afonso Alves (grande feito de papel)
2º Bárbara Maia (o presépio da mala)
3º Matilde Montezinho – 3º ano (grande feito de rolhas e cortiça)
4º Rita – 7º ano (papel em forma de palhas)
5º Leonor Dias – 1º ano (barba e cabelo de palha)
6º Beatriz Martins – 1º ano (todo feito em eva)
 
Agora chamaremos todos os participantes ao altar para receberem uma recordação. Para concluir, resta reiterar o agradecimento honesto do secretariado de catequese a todos os envolvidos nesta dinâmica, desde catequistas a pais, catequizandos e outros, e desejar um ótimo período de trabalho catequético a todos os grupos. Podem todos levar o vosso presépio. 
Se o mundo se transformar num grande presépio, não teremos mais a necessidade de repetir uma frase, como a que tanto ouvimos esta semana, Je suis Charlie. Se o grupo paroquial da catequese for um presépio, conseguiremos ser todos do tamanho dos nossos sonhos.
 
Terminamos como sempre: para os mais de 350 catequizandos e respetivas famílias, para os 53 catequistas e Sr. Padre, pedimos um forte aplauso.
 Secretariado da Catequese
Janeiro de 2014

Sem comentários: