Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 18 de abril de 2022

VIA-SACRA EM SÃO CAETANO

"Como discípulos missionários, vamos percorrer na fé o trajeto que Jesus fez desde o Pretório de Pilatos até ao cimo do Calvário, onde deu a vida pela salvação do mundo, maior prova do Seu amor por nós.
Pedimos-Te pelos cristãos perseguidos, pelos emigrantes e refugiados em busca de segurança para que nos dê um coração aberto a estas novas situações que nos batem à porta."
Ensina-me Senhor, a carregar a cruz de cada dia. A cruz que se vive na família, a cruz do trabalho, a cruz das contradições, a cruz dos meus limites e pecados. Ensina-me a ser discípulo. 
Obrigado, Jesus, pelo Teu amor e pela Tua fidelidade até ao final. Mostraste-nos o amor que, apesar de tudo, não desiste. O amor é paciente, o amor tudo suporta. Por isso, em silêncio, acolhamos e experimentemos esse Amor.
Jesus, Tu sabes que sem Ti, não conseguimos fazer nada. Obrigado por não nos deixares sozinhos. Obrigado, Jesus, por nos teres dado Maria como modelo e companheira de caminho.
Obrigado, Jesus, por tantas pessoas que são capazes de ajudar e de entregar a sua vida pelos outros, trabalhando pela justiça, amor e solidariedade. Ensina-nos a atuar assim. 
Senhor Jesus, consolador dos aflitos, auxílio dos cristãos que sofrem, em tantas partes do mundo, perseguições e morte. Alivia todos os seus sofrimentos e faz-nos estar atentos e confortar os outros.
Ó Cristo, bom samaritano, piedosamente debruçado sobre as nossas feridas, dá-nos alento e força para continuar a nossa caminhada! Porque o amor tudo suporta e tudo espera.
Jesus, que no Teu suplício encontras força para consolar as pessoas que se compadecem da Tua dor, pelas vezes que nos concentrámos no nosso bem-estar e não fomos capazes de dar o passo ao encontro do outro, Senhor, tem piedade de nós!
Jesus, que és despojado das Tuas vestes, ajuda-nos a não sermos interesseiros e a sermos o Teu rosto para os irmãos que sofrem. Senhor, ensina-nos a despojarmo-nos de nós mesmos, para nos tornarmos mais dom para os outros na família, na comunidade, na igreja.
Jesus, que entregas a Tua vida na cruz para nossa salvação, dá-nos a graça de ser como o grão de trigo que, ao cair à terra, morre para dar fruto de vida nova.
Senhor, pregado na cruz quiseste deixar-nos Maria como Mãe na Fé. Olha a Tua Igreja e faz que também seja modelo de desprendimento e fidelidade ao Espírito. À semelhança de Maria, que seja para todos os Homens, portadora da Tua Boa Nova.
Maria, queremos que sejas no meio do mundo, uma presença de acolhimento e de esperança.
Jesus, rosto de misericórdia do Pai, que és sepultado num túmulo novo, dá-nos a graça de fazer memória dos nossos irmãos que já morreram e de fortalecer a esperança de que vivem em paz na Vossa presença.
Senhor nosso Pai, que a Tua bênção desça com abundância sobre este povo que contemplou o caminho da cruz do Teu filho, com a esperança da Sua ressurreição. Desça sobre ele o Teu perdão, concede-lhe o Teu consolo, dá-lhe um coração puro e generoso e faz crescer a sua fé. Por Cristo, nosso Senhor."
Ámen.

Sem comentários: