Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 18 de abril de 2022

QUINTA-FEIRA SANTA : “Fazei isto em memória de mim”

"O Tríduo Pascal é memorial de um drama de amor que nos dá a certeza de que não seremos nunca abandonados nas provações da vida.
Na Quinta-feira Santa, Jesus institui a Eucaristia, antecipando no banquete pascal o seu sacrifício no Gólgota. Para fazer os discípulos compreenderem o amor que o anima, lava seus pés, oferecendo ainda uma vez mais o exemplo em primeira pessoa de como eles mesmos deveriam agir.
A Eucaristia é o amor que se faz serviço. É a presença sublime de Cristo que deseja alimentar cada homem, sobretudo os mais frágeis, para torná-los capazes de um caminho de testemunho entre as dificuldades do mundo.
Não somente. Em dar-se a nós como alimento, Jesus atesta que devemos aprender a dividir com os outros este alimento para que se torne uma verdadeira comunhão de vida com quantos estão em necessidade. Ele se doa a nós e nos pede para permanecermos Nele para fazermos o mesmo.
A Quinta-feira santa é o momento culminante do amor. A morte de Jesus, que na cruz se abandona ao Pai para oferecer a salvação ao mundo inteiro, exprime o amor dado até o fim, sem fim.
Um amor que pretende abraçar todos, ninguém excluído. Um amor que se estende a todo tempo e a todo lugar: uma fonte inesgotável de salvação a que cada um de nós, pecadores, podemos chegar.
Se Deus nos demonstrou o seu amor supremo na morte de Jesus, então também nós, regenerados pelo Espírito Santo, podemos e devemos nos amar uns aos outros.
É tudo um grande mistério de amor e de misericórdia. As nossas palavras são pobres e insuficientes para exprimi-lo em plenitude.  (Papa Francisco)
O sacerdócio ministerial é garantido no que se refere à validade das suas ações sacramentais, porque a Eucaristia é celebrada pelo sacerdote validamente ordenado. Não só, mas sobretudo porque esta validade consiste no agir de Deus que se serve do ministro humano.
Contudo, a plenitude de significado e de eficácia da celebração passa também pela plena e generosa colaboração humana, seja da comunidade celebrante, seja do presbítero que a preside.
Portanto, o objetivo, a realidade última do Sacramento consiste na caridade, no colocar-se a serviço dos irmãos para construir a unidade fraterna de toda a humanidade."
Imagens: Celebração da Ceia do Senhor, Igreja Paroquial 14 de Abril de 2022
Texto:  Papa Francisco e Frei Alfredo Francisco de Souza, SIA

Sem comentários: