Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 7 de abril de 2023

QUINTA-FEIRA DA CEIA DO SENHOR

A bela Igreja Matriz da Paróquia de S. Pedro de Vilar do Paraíso, onde decorreu mais uma vez a celebração de Quinta-Feira Santa. Ceia do Senhor e Lava-pés.
O Coro é indispensável à beleza da celebração e merecem toda a gratidão pelo serviço que prestam. É urgente a renovação com vozes mais jovens. 
Início da Procissão, numa igreja com uma assembleia predominante de mais idade. Também aqui é necessário um trabalho de todos para que os jovens se façam mais presentes nestes dias do Tríduo Pascal e nesta celebração, que é a essência do cristianismo.
"Toda a nossa glória está na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.
N’Ele está a nossa salvação, vida e ressurreição. Por Ele fomos salvos e livres.
Inicia-se a celebração com a chegada e beijo do(s) celebrante(s) no altar, seguindo-se, pouco depois a o incensamento que liga o céu à terra
LEITURA I Ex 12, 1-8.11-14
«Este mês será para vós o princípio dos meses; fareis dele o primeiro mês do ano. Falai a toda a comunidade de Israel e dizei-lhe: No dia dez deste mês, procure cada qual um cordeiro por família, uma rês por cada casa.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 115 (116), 12-13.15-16bc.17-18 (R. cf. 1 Cor 10, 16)
Refrão: O cálice de bênção é comunhão do Sangue de Cristo. 
LEITURA II 1 Cor 11, 23-26
 «Este cálice é a nova aliança no meu Sangue. Todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de Mim». Na verdade, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciareis a morte do Senhor, até que Ele venha.
EVANGELHO Jo 13, 1-15
«Amou-os até ao fim»
«Aquele que já tomou banho está limpo e não precisa de lavar senão os pés. Vós estais limpos, mas não todos». Jesus bem sabia quem O havia de entregar. Foi por isso que acrescentou: «Nem todos estais limpos». Depois de lhes lavar os pés, Jesus tomou o manto e pôs-Se de novo à mesa. Então disse-lhes: «Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se Eu, que sou Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também».
«Fazei isto em memória de Mim...»  «Nem todos estais limpos...».
Celebrar, mas ouvir, acolher, fazer das Igrejas o lugar seguro que devem ser. Pedir perdão, estar atento, vigilante e orar muito. Dar graças por todos os que permanecem fiéis, prestam um inestimável serviço aos próximo e se sentem desanimados e envergonhados enquanto cristãos e se perguntam: como é possível! Renovar a esperança a fé, alegria e a fidelidade a Deus. 
ANTÍFONA 1 cf. Jo 13, 4.5.15
Para nos dar exemplo, o Senhor levantou-Se da mesa e começou a lavar os pés aos seus discípulos.

ANTÍFONA 2 Jo 13, 12.13.15
O Senhor Jesus, no fim da ceia com os seus discípulos, lavou-lhes os pés e disse-lhes: «Compreendeis o que vos fiz, sendo Senhor e Mestre? Dei-vos o exemplo, para que façais como Eu fiz.»
ANTÍFONA 6 Jo 13, 34
Dou-vos um mandamento novo, diz o Senhor. Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei.
Antífona da comunhão 1Cor 11, 24.25
Isto é o meu Corpo, entregue por vós; este é o cálice da nova aliança no meu Sangue, diz o Senhor.
Fazei isto em memória de Mim.
Oração depois da comunhão
Deus todo-poderoso e eterno, que hoje nos alimentastes na Ceia do vosso Filho, saciai-nos um dia na ceia do reino eterno. Por Cristo nosso Senhor.
Adoração ao Santíssimo Sacramento
Veneremos, adoremos a presença do Senhor, / nossa luz e pão da vida; cante a alma o seu louvor.
Adoremos no sacrário Deus oculto por amor.

Sem comentários: