Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CCA-QUARTA CONFERÊNCIA


CCA CICLO DE CONVERSAS AMPLAS
25.01.2012 Centro Paroquial – IGREJA – Família Jovem, Leve e Bela

“ A sabedoria faz-se encontrar aos que a procuram”





 D. António Couto, bispo de Lamego - um conhecedor profundo da Palavra – foi o orador nesta 4.ª conferência, no Centro Paroquial. A espectativa era, por isso, grande, pese embora o título dado para o tema da conferência não deixar antever muito da amplitude da “conversa” dessa noite.
Iniciada a conferência, logo se revelou uma noite de verdadeira catequese! Caso para dizer “Quem tinha ouvidos que ouvisse!”, tal a densidade e riqueza dos textos selecionados e trazidos para esta mesa da Palavra.
D. António Couto, mais do que palavras suas, trouxe-nos a Palavra, trouxe-nos também, entre muitas, as palavras de Bento XVI, de João Paulo II, de Nelly Sachs, prémio Nobel da Literatura.
Mas, sobretudo, ensinou-nos, num tom direto e incisivo, a ter um outro olhar sobre a Palavra, levando-nos a descobrir a beleza e profundidade da sua mensagem. A descobrir os caminhos que ela aponta e o divino revelado em palavras humanas, mas belas. Desde o Livro do Génesis aos livros do Novo Testamento.
Tantas vezes nos falta descobrir o belo e o profundo dos textos bíblicos! Só um verdadeiro conhecedor nos pode levar a esta descoberta, palavra por palavra. Foi muito dessa descoberta a que nessa noite nos levou D. António Couto, no pouco tempo, com certeza (e menos oportuno para si, a escassos dias da tomada de posse na diocese de Lamego) mas que, ainda assim, não deixou de partilhar connosco. Ousamos dizer que foi já uma amostra da marca que quer imprimir à sua nova missão, tendo em conta a nova evangelização e o primado do contato pessoal, do “tu-a-tu”, “de coração a coração”.
Ficamos-lhe especialmente gratos.

Algumas ideias centrais desta conferência:
A igreja peregrina é por sua natureza missionária, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na missão do Filho e do Espírito Santo (do Decreto Ad Gentium). Este texto que data de 1962 é lembrado por Bento XVI para este Ano da Fé.
Ser cristão e missionário é uma e a mesma coisa. Longe ou perto. É preciso ir ao encontro dos outros, sair de nós, dos nossos projetos.
Segundo as palavras de João Paulo II, na passagem do II para o III milénio, alimentar-nos da Palavra para sermos “servos da Palavra” no trabalho da evangelização é seguramente uma prioridade. É preciso nova evangelização, novos métodos, novas expressões.
Maria (Verbi Dei; Mater Fidei), guardava as Palavras que aconteciam, compondo-as no seu coração (Lc 2,19 e 51). Era uma mulher ocupada, selecionando e compondo palavras, compondo uma música divina no seu coração.
 Nelly Sachs dizia “Vira e revira a Palavra de Deus porque nela está tudo.
Contempla-a, envelhece e consome-te nela…”.

Os 4 pilares fundamentais da 1.ª catedral da Igreja nascente são: os ensinamentos dos apóstolos, a fração do pão, a comunhão e a oração. Segundo o livro dos Atos dos Apóstolos, na igreja nascente “Eram perseverantes no ensino dos apóstolos e na comunhão, na fração do pão e na oração. Todos os que acreditavam estavam no mesmo lugar e tinham tudo em comum”.
Era a Domus ecclesia – um espaço relacional novo, uma casa (das palavras mais belas) onde cada um se deve sentir pai, mãe, filho ou irmão.

Quando a igreja voltar a ser uma casa, todos gostarão de lá estar.
Uma igreja jovem, leve e bela. Tão jovem, leve e bela que as pessoas hão de  lutar por entrar nela.

Conceição Rocha
Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico



Sem comentários: