Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

QUARTA- FEIRA DE CINZAS - REFLEXÃO

Corremos o risco de quedar-nos em quarta - feira de cinzas se não aprofundarmos o sentido do tempo que ela inicia! – A QUARESMA. 
É a porta de entrada no tempo favorável à mudança de cada um de nós!

Terminado o Carnaval – tempo de incontida folia e exibida alegria – começou o tempo da alegria interior! O tempo dos silêncios! O tempo da sobriedade! O tempo da essência! O Tempo de refletir! O Tempo de ouvir! O Tempo de olhar para dentro de nós…
A alegria interior advém-nos de já conhecermos que Jesus ressuscitou e quis ficar entre nós! Não somos órfãos. O Pai cumpriu a Palavra! Tudo passará, menos a Sua Palavra! E o Seu Amor não tem medida.
E porque somos homens e mulheres perguntadores e não entendemos bem, o Pai assumiu a nossa condição para nos ensinar como se FAZ, porque se deve FAZER e o que é possível FAZER!
Este é o TEMPO!
Dou por mim a pensar: Como é bom ter sempre mais uma oportunidade! Oportunidade de começar ou de recomeçar. Oportunidade de FAZER ou de FAZER diferente.
Perante o vendaval da perda e da dor, encontradas nas encruzilhadas da vida, desmoronam-se todas as construções das nossas vivências e tomamos plena consciência do POUCO que somos.
Mas, quantas lutas seriam abandonadas, quantas palavras ficariam por dizer, quantos olhares seriam evitados, quantas mãos seriam estendidas, se pelo menos um dia em cada ano, sem ser movidos pelo impacto de qualquer acontecimento que nos surpreende, refletíssemos na nossa vulnerabilidade!
Este é o TEMPO!
Para tomar consciência da nossa fragilidade, simbolizada no pó da cinza que nos é imposta na cabeça em quarta-feira de cinzas, temos quarenta dias para meditarmos e desocuparmos o nosso coração de tanta “tralha” que o enche e impede tantas vezes que Deus entre.
É a oportunidade de arrumação das gavetas das nossas prioridades! A oportunidade de nos desfazermos de algumas delas, já antigas. E se tivermos dificuldade em nos desapegarmos de muitas, porque não eleger pelo menos uma para sair da lista? Ou então fazer substituições?



É a oportunidade de “treinarmos” os gestos do Mestre, de recordarmos e vivermos o caminho que nos conduz à Páscoa.
Se em cada quarta-feira de cinzas agendarmos para a quaresma a arrumação do armazém das nossas atitudes e renovarmos o stock, substituindo algumas delas, das mais feias e pesadas, ainda que seja, também, apenas uma, a nossa vida ganhará leveza e ficará mais fortalecida, porque tem uma direção de mudança, rumo à PÁSCOA, que é o sentido último da nossa vida.
Perante a evidência da nossa fragilidade acreditamos que a nossa força está no Senhor!
22.02.2012
CR

Sem comentários: